Laboratório de Vídeo Educativo

Localização:

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373 - bloco A - sala 47 (subsolo)
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-902 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel/Fax: 0XX-21-2270-5847
Tel.: 0XX-21-3938-6360 / Tel: 0XX-21-3938-6359
Email - videonutesufrj@gmail.com

Descrição:
O Laboratório possui salas para docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos, além de uma sala de aula contígua aos ambientes de edição capaz de proporcionar interação entre a pesquisa e a produção de materiais audiovisuais. O Laboratório dispõe de diversos reprodutores de mídia, televisores e projetor multimídia (datashow) para aulas e apresentações. Sua infraestrutura possui facilidades para produção e edição de programas em vídeo, notadamente com utilização da tecnologia digital, reunidos em quatro estações de edição não-linear (três no ambiente Macintosh, com software Final Cut e Avid, e uma no ambiente Windows, com software Adobe Première) incluindo recursos de sonorização/tratamento de imagem, com interface para diferentes formatos de gravação como DVC-Pro, Digital S, BetacamSP, Mini-DV, Super-VHS/VHS, U-Matic e DVD, quatro unidades de gravação externa/móvel tipo camcorder Mini-DV (2), S-VHS, Digital-S, ao lado das duas unidades portáteis U-Matic, um kit de iluminação portátil com seis refletores de 600 watts, um microfone direcional SENHEISER com vara boom, dois microfones de lapela SONY, além de um mixer SHURE estéreo. O Laboratório mantém ainda um ambiente de edição linear analógico composto por uma ilha de edição em S-VHS/VHS apoiadas por uma mesa de efeitos com gerador de caracteres, ambos PANASONIC, um gravador S-VHS/VHS multisistema. O Laboratório também dispõe de um duplicador profissional de DVDs Sony com capacidade para fazer 10 cópias simultaneamente. Os recursos de informática incluem seis microcomputadores tipo IBM PC conectados à internet, e uma rede wireless aberta para alunos e visitantes. Há ainda uma sala especialmente preparada e climatizada para a guarda seu acervo de fitas e materiais audiovisuais.


Objetivos:

Pesquisar e desenvolver materiais audiovisuais; Refletir e investigar relações existentes entre imagem e educação nos campos dos processos de produção, da aprendizagem com o audiovisual e da recepção de materiais pedagógicos; Planejar ensaios audiovisuais, oficinas de produção e edição voltadas para a experimentação dos alunos de pós-graduação.


Equipe:

Docente - Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

Técnicos - administrativos - Gildenir Buerquer, Iolanda Maria da Costa, João Luiz Leocádio da Nova e Ronaldo Martins

Alunos de PG - AMERICO DE ARAUJO PASTOR JUNIOR, ELIZABETH DISSAT DAS NEVES KUPERSZMITT, HELOISA HELENA OLIVEIRA DE MAGALHÃES COUTO

Alunos de Iniciação Científica - ALINNE MENDES TAVARES DA SILVA, DAYANE CALIXTO CAVALCANTE e JULIANNE CAMILO DE ARAUJO


Projetos de Pesquisa:

Experimentação e recepção de audiovisuais na Educação em Ciências e Saúde
Coordenador : Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho


Acervo:

Os cerca de 220 vídeos que constituem o Acervo Audiovisual do LVE-NUTES têm como principal finalidade apoiar ações educativas nas áreas da saúde e das ciências. Cerca de 100 programas foram produzidos para o ciclo básico das ciências da saúde e contemplam conteúdos específicos para alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, principalmente. Estes vídeos vêm sendo utilizados tanto para apoiar a autonomia da aprendizagem do aluno, quanto para subsidiar atividades em sala de aula.

Os demais títulos contemplam, em geral, temas mais amplos com uma abordagem multidisciplinar. Eles podem ser extremamente úteis em práticas educativas de sala de aula ou de treinamento/atualização em serviço. O profissional de saúde também conseguirá encontrar programas que lhe permitem dinamizar práticas de educação em saúde voltados para a comunidade leiga.

Esses vídeos podem ser assistidos na Biblioteca de Recursos Instrucionais ou adquiridos diretamente no Laboratório de Vídeo Educativo, mediante o pagamento dos custos de copiagem e remessa postal. O lucro apurado com a venda das cópias desses programas visa à preservação e ampliação do próprio acervo o que inclui a migração das matrizes para formatos de gravação digitais.

Hoje, nossa clientela reúne professores e alunos de diferentes especialidades, inúmeras instituições de ensino localizadas no Brasil e no exterior, secretarias de saúde municipais e estaduais, além de órgãos federais como o Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde.

Consulte o catálogo de vídeos disponíveis para distribuição e remeta-nos uma correspondência pelo fax (0xx21) 2562-6360, ou pelo endereço eletrônico videonutesufrj@gmail.com, solicitando orçamento.

Catálogo (220 títulos – 201 KB) – consultar agora (em PDF) ou copiar arquivo (arquivo zipado)

Você deve ter o programa Adobe\Acrobat instalado em sua máquina, se nâo tiver clique na imagem abaixo