Nesta terça-feira (13/09), o programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes da UFRJ, apresentou o seminário de projetos de Doutorado da turma que ingressou em 2018. Devido à pandemia de Covid-19, muitos projetos precisaram ser redesenhados em seus objetos de estudo, metodologias e pesquisas de campo em escolas, universidades, movimentos sociais, entre outros espaços de aprendizagem.
Foram apresentadas dez pesquisas organizadas nas áreas temáticas “Educação em Ciências na escola”, com mediação do professor Leonardo Moreira, “Tecnologias na Formação em Saúde”, mediado pela professora Ana Lúcia Nunes, e “Espaços não-formais de educação”, com mediação do professor Marcelo Rocha.
Os/as doutorandos/as que apresentaram seus projetos foram: Richard Alves. Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Luan GustavoKaty Conceição Cataldo Muniz Domingues, Telma de Almeida Souza, Ester Sueli do Nascimento Cadengo, Elliz Celestrini Mangabeira, José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior e Eliane C T Cavalcanti.
Esta é uma atividade do PPGECS e é voltada para o corpo social do Nutes. A coordenação da atividade foi realizada pelas professoras Paula Ramos e Andreia Costa.
O seminário proporcionou um momento de interação, diálogos e acolhimento entre docentes e discentes que há quase dois anos têm mantido os vínculos acadêmicos e de amizade pelas janelas dos aplicativos de vídeo conferência ou pelos grupos de WhatsApp. Mesmo estando à distância, um encontro como esse proporciona proximidade, troca de sentimentos comum sobre ser pesquisador/a na pandemia e os processos de escrita em tempos de adversidades, encorajamento e planos de em breve, nos encontramos nos corredores e subsolos do bloco A, do CCS, onde fica o Nutes.
Em uma das sessões, a doutoranda Elliz Mangabeira encerrou com uma citação que expressou bem o clima deste encontro: “Enquanto escrevo essas palavras em lockdown, na sala de espera de um mundo melhor, anseio por uma poesia alegre e sensual do mundo novamente unido” (Raj Patel, Favela, resistência e a luta pela soberania alimentar).
No dia 21 de setembro ocorre o segundo dia do seminário.