Gustavo de Oliveira Figueiredo

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Titulação

Doutor em Psicologia da Comunicação: Interação Social e Desenvolvimento Humano; Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, 2012.

Localização

NUTES, Laboratório de Estudo das Ciências
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 28.
Telefone: [55] 21 3938 6347/ E-mail: gfigueiredo.ufrj@gmail.com

GRUPO DE PESQUISA

Grupo Cogitare – Pesquisas sobre Política, Trabalho e Formação Humana

O Grupo COGITARE: Estudos em Formação, Política e Trabalho Humano contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de saúde, educação e cultura com ênfase em políticas públicas, estudos culturais e formação docente. Temos produzido publicações qualificadas sobre formação e trabalho na educação e na saúde públicas, colaborando para o enfrentamento dos desafios vividos na pratica profissional por professores, alunos, trabalhadores da saúde e movimentos sociais em contextos de vulnerabilidade e exclusão social. Articulamos as nossas pesquisas por meio da investigação-ação-participação (IAP) e das atividades de extensão atuando para transformar a realidade dos espaços que estudamos. Isso com ações de mediação cultural, formação profissional e docente. Privilegiamos métodos coletivos e participativos com uma produção qualificada que se compromete com a defesa dos direitos sociais à educação, saúde e assistência/previdência públicos, gratuitos e integrais para a sociedade.

Interesses de Pesquisa

Desenvolve estudos nas linhas de pesquisa: “Políticas Públicas, Trabalho e Avaliação em Educação”, “Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde” e “Estudos Culturais na Educação, Ciências e Saúde”. Atualmente coordena o projeto de Desenvolvimento Tecnológico para implantação do METAVERSO na UFRJ: Piloto na área de Educação, Ciências e Saúde com experiências de imersão em realidade virtual e realidade aumentada. Interesses de pesquisa:

i) Políticas Públicas de Educação e Saúde;

ii) Trabalho e Formação em Saúde;

iii) Ensino e Docência na Educação Superior em Saúde;

iv) Avaliação e qualidade da formação em saúde;

v) História de Vida, processos de trabalho e Formação de professores e profissionais de saúde;

vi) Formação Política, Direitos Sociais e Educação Popular;

vii) Psicologia Comunitária: intersubjetividade, Intervenção Social e Desenvolvimento Humano;

viii) Trabalho Docente, Práticas de Ensino e Formação de Professores;

ix) Investigação-Ação-Participação (IAP)

x) Epistemologia Social e Teorias do Pensamento Crítico e Decolonial na América Latina.

Linhas de Pesquisa

Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde.
Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

POLITICAS PÚBLICAS, DIREITOS SOCIAIS, ARTE E EDUCAÇÃO POPULAR EM TERRITÓRIOS DA PERIFERIA

Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: A pesquisa fundamenta-se em experiências de trabalho de comunicação e educação e popular desenvolvidas desde 2014 por meio do projeto de extensão- ?educação, saúde e cultura na periferia urbana? – coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Projeto pesquisa a articulação das redes comunitárias locais com as redes de serviços públicos de educação, saúde e assistência social que atuam nos territórios da periferia e busca. Nossa Investigação analisa estratégias intersetoriais de educação popular capazes de formar sujeitos e coletivos para o diagnóstico e enfrentamento das condições de vulnerabilização social, principalmente relacionados à pobreza, exclusão e violência. O objetivo principal é Investigar o processo de construção de ações coletivas intersetoriais por meio da arte como estratégia educativa e terapêutica analisando a criação, implementação e avaliação de estratégias colaborativas para a ativação de movimentos de educação popular com territórios da periferia, construindo formas coletivas de enfrentamento aos problemas relacionados aos fatores de vulnerabilização e às desigualdades social, econômica e cultural. Os objetivos específicos são: i) Promover espaços de articulação entre moradores e redes comunitárias locais com trabalhadorxs das redes públicas de educação, saúde e assistência social que atuam nos territórios; ii) Desenvolver e implementar coletivamente estratégias intersetoriais de educação popular baseadas nas artes e nas culturas que articule promoção da saúde, formação política para o exercício da cidadania crítica, desenvolvimento humano, social e comunitário; iii) Aprofundar a discussão teórica sobre as relações entre artes, educação popular e trabalho em equipe interprofissional na articulação de redes intersetoriais para o enfrentamento de problemas comunitários. A opção teórico-metodológica que orienta essa pesquisa é a abordagem histórico-dialética. Não buscamos apenas compreender o fenômeno de vulnerabilização das favelas, mas também agir sobre ele por meio de ações intersetoriais de modo que a compreensão da realidade se faça na práxis concreta de um coletivo de pesquisa com os parceiros do território. Coerente com essa perspectiva epistemológica, adotaremos como método a Investigação-Ação-Participação (Fals-Borda, 2015; 2018; Figueiredo, 2015) como estratégia proposta pelo sociólogo colombiano Orlando Fals-Borda e o educador brasileiro Paulo Freire com base nos princípios da pesquisa-ação e da pesquisa participativa. Fals-Borda e Freire propõem um compromisso explícito dos investigadores com os sujeitos envolvidos no contexto pesquisado. De acordo com os autores, investigar a realidade para transforma-la é um desafio para a ciência latino-americana que não pode se esquivar de enfrentar o problema da desigualdade social existente na sociedade em que se desenvolve o estudo. Será com essa perspectiva de ciência “engajada politicamente” que desenvolveremos nossas atividades de pesquisa. Defendemos a hipótese de que ações coletivas intersetoriais e transdisciplinares fortalecem a autonomia dos sujeitos para o exercício da contra-hegemonia política, contribuem para a melhora da qualidade de vida da população e proporcionam uma práxis concreta que modifica a visão de mundo compartimentalizada em disciplinas. As experiências do projeto de extensão fortalecem e sedimentam o campo de experimentação dessas ideias. A Investigação-Ação Participativa pressupõe um compromisso com a causa da transformação social e sua ação participa da luta concreta contra os processos de exclusão social, afirmando sempre uma posição política apartidária, mas a favor da população. Entretanto, é sempre um grande desafio vincular a produção de conhecimento à ação transformadora e à práxis cotidiana no desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso aos direitos sociais em territórios da periferia.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA O ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS

Coordenadora: Sonia Cristina Vermelho

OBJETIVO:Este projeto se insere no campo da educação em ciências e saúde, com aportes da teoria crítica e pós crítica. Os contextos empíricos situam-se na educação formal, não formal, na formação de professores e de lideranças comunitárias. Nesses contextos, as problemáticas envolvem questões socioculturais, étnicas, raciais, de gênero e de formação política. Estas questões não se limitam à realidade brasileira, mas representam também um desafio para as diferentes culturas e contextos do mundo globalizado sob a ordem do neoliberalismo. Em projetos anteriores e em andamento, foi possível evidenciar temáticas relacionadas ao desenvolvimento e ao combate às desigualdades que serão exploradas por meio de pesquisas e ações orientadas. Conforme avança a época contemporânea, muitos vêm defendendo que o Estado democrático não deve ser entendido como aquele no qual os cidadãos gozam somente das chamadas liberdades negativas, mas, também, das positivas, podendo participar, direta e indiretamente, dos assuntos públicos. A formação política, por sua vez, passa a integrar a agenda de projetos educacionais, incluindo o caso brasileiro. Nesse sentido, sintetizamos o problema de pesquisa em duas questões articuladoras: i) Como a formação politica pode contribuir para se atingir as finalidades da educação de formar cidadãos críticos? ii) Como as políticas e práticas no campo da educação em ciências e no campo da educação em saúde podem contribuir com a redução das desigualdades e fortalecimento da democracia? Nos dias atuais, muito se discute a respeito da presença, na escola, das diferenças no que se refere às questões étnicas, culturais e condições sociais. Os conflitos aumentam no interior do espaço escolar e é possível compreender que no interior do espaço escolar essa questão não se encontra resolvida, apresentando dificuldades na sua efetivação. Portanto, este projeto torna-se de fundamental relevância ao buscar evidenciar alguns elementos contributivos na explicação deste descompasso entre o debate sobre as desigualdades e diferenças sociais no espaço escolar e a real concretização desse processo. É urgente que se pesquise como se evidencia o debate sobre as desigualdades e diferenças sociais no contexto da história das políticas educacionais os seus significados e suas contradições já que o debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação tem origem a partir de duas dinâmicas interligadas do mundo social: a construção histórica do arcabouço institucional da educação (normas, regras e valores), e os novos processos sociais ocorridos ao longo da história brasileira, que fomentam novos fins e significados ao fazer educacional, no qual se situa efetivamente a proposta deste projeto.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E  FORMAÇÃO DOCENTE  NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE
Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: Analisar o processo de planejamento, implantação e desenvolvimento dos currículos de graduação para formação na área da saúde. E também fornecer subsídios que oriente possíveis movimentos de reforma curricular. Para isso pretende-se: 1. Identificar e analisar as principais características do processo de elaboração e desenvolvimento curricular. 2. Analisar o processo de implementação e execução dos cursos de graduação, considerando a adequação dos conteúdos, métodos e materiais; 3. Avaliar os resultados alcançados pela formação em relação ao cumprimento dos objetivos propostos no projeto pedagógico e ao desenvolvimento das competências profissionais pelos alunos; 4. Propor um modelo participativo para avaliação de cursos de graduação na área da saúde.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

META-PESQUISA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE UM CAMPO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINAR
Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: A educação em saúde constitui-se em um campo de estudos rizomático composto por conhecimentos oriundos das ciências da saúde, da ciências sociais e das ciências humanas que formam uma matriz interdisciplinar complexa com intensa negociação por significados, métodos e epistemologias. No histórico de sua constituição é importante observar a perspectiva de dois eixos principais: por um lado, na área da saúde, começa a existir na segunda metade do século XX uma crescente preocupação com a formação dos recursos humanos, principalmente na área da enfermagem e motivado pelas transformações da racionalidade biomédica na modernidade, o que levou à necessidade de pesquisar o processo de formação inicial dos profissionais de saúde – tanto em nível técnico como superior- com notada ênfase nos estudos de currículo, pratica pedagógica em saúde e formação de preceptores e docentes. Por outro lado, também passou a ser cada vez mais necessário o processo de educação permanente e capacitação em serviço para a atualização e/ou aprimoramento dos profissionais já formados, inclusive a nível de pos-graduação. Do mesmo modo, as práticas renovadas e a critica ao modelo higienista das campanhas geraram a necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde para ensinar e os conteúdos de prevenção e promoção da saúde foram ganhando cada vez maior visibilidade e a consciência sobre a politicidade do cuidado em saúde – principalmente como reflexo do movimento da reforma sanitária – foi gerando a necessidade de se estudar os métodos da educação popular, constituindo todo um referencial próprio das teorias criticas da educação – principalmente o conteúdo político-pedagógico da obra de Paulo Freire – e também fundamentos da psicologia, psiquiatria, filosofia, sociologia e antropologia. Por outro lado, no outro eixo, o da educação, os conteúdos de saúde foram sendo incorporados aos currículos formais havendo na década de 1970 se constituído inclusive como disciplina. Atualmente a saúde é considerada um tema transversal ao currículo escolar com grande potencial para articular conteúdos disciplinares com outros temas como meio ambiente, sexualidade e direitos de cidadania. A constituição de um programa interministerial de saúde na escola vem lançando novos desafios tanto para os profissionais de saúde quanto para o educadores nas escolas. A compreensão da constituição do campo de pesquisa “educação em saúde” a partir dessa dupla-origem pode facilitar a integração mais harmônica entre os referenciais teóricos e epistemológicos dos pesquisadores das duas áreas, fortalecendo o diálogo interdisciplinar e intersetorial indicando a necessidade de se consolidar a pactuação de uma agenda articulada de pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: IDENTIDADE, TRABALHO, POLÍTICA E VIDA
Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: Compreender o modo como as políticas educacionais para educação básica do estado do Rio de Janeiro se inserem no conjunto de transformações que estão ocorrendo no país e no mundo como reflexo dos processos de globalização e internacionalização do capital. A partir deste panorama, 1. estudar a trajetória das políticas educacionais mapeando os principais desafios a se enfrentar na conjuntura contemporânea do estado, 2. analisando como o desenvolvimento das políticas se relaciona com a construção da identidade profissional dos professores que trabalham no ensino fundamental, observando sempre a realidade concreta do trabalho docente e a história dos movimentos de resistência crítica e as formas de participação política dos professores no âmbito das escolas públicas no Rio de Janeiro.

Situação: Concluido; Natureza: Pesquisa.

CURRÍCULO, TRABALHO E FORMAÇÃO DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: INTERSEÇÕES ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAÚDE
Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: Analisar de forma participativa a experiência de formação e construção da identidade profissional de médicos para atuação na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde realizado de forma colaborativa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Escola Nacional de Saúde Pública por meio do programa compartilhado de residência em medicina geral de família e comunidade considerando a intercessão interdisciplinar entre dimensões teóricas e metodológicas das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Saúde e a reconstrução das práticas de educação e saúde a partir das transformações no trabalho estimuladas pela formação profissional.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NA SAÚDE: EM BUSCA DE UM MODELO COM NOVOS PADRÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE

Coordenadora: Maria Cristina Guilan (FIOCRUZ)

OBJETIVO: A pesquisa tem por finalidade produzir conhecimentos sobre novos formatos de formação pedagógica docente em saúde e construir uma proposta de curso consoante com os novos padrões de aprendizagem na sociedade contemporânea e coerente com as necessidades da formação pedagógica para a Rede de Escolas de Governo em Saúde no Brasil.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Projetos de Extensão

EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA EM TERRITÓRIOS DA PERIFERIA URBANA

Coordenador: Gustavo de Oliveira Figueiredo

OBJETIVO: Este projeto atua no campo da educação em saúde com ações intersetoriais em Favelas do Rio de Janeiro. A partir das unidades de saúde, das escolas públicas dos centros comunitários e parceiros institucionais públicos realiza ações de formação de professores, formação profissional interdisciplinar de profissionais do campo da saúde. Tem como objetivos melhorar as condições de vida da comunidade; atuar na organização comunitária e proporcionar experiências formativas aos profissionais e as famílias através de atividades educativas e culturais coletivas. Do ponto de vista metodológico orienta-se pela pesquisa-ação com arcabouço teórico da sociologia e da educação crítica. Os públicos alvos são discentes dos cursos de graduação das áreas de ciencias da saúde, ciencias humanas e ciencias sociais de universidades públicas além de discentes da graduação e pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade, professores e alunos da escola basica, líderes comunitários e famílias atendidas pela Unidades de Atenção Primária a Saúde locais. Nosso objetivo Inscreve-se no esforço de construir práticas interdisciplinares, usando como estratégia o desenvolvimento de ações intersetoriais e pesquisas científicas com parceiros do território. Trata-se de uma atitude inovadora no âmbito da praxis educativas para formação de profissionais e estudantes da área da saúde, o que colabora com o processo de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde. Finalmente, um aspecto relevante do projeto é atuar simultaneamente nas áreas de saúde, educação superior, educação básica e educação popular com linhas de ações previstas no Plano Nacional de Promoção da Saúde e no Plano Nacional de Educação. O projeto surgiu em 2014 como fruto de um convênio entre a UFRJ e a FIOCRUZ. Tem como objetivo formar um grupo multiprofissional de estudantes proporcionando experiências inovadoras de trabalho em equipe interdisciplinar para o diagnóstico territorial. Além disso visa estimular a criatividade coletiva para planejamento, implementação e avaliação de ações intersetoriais que articule os setores de educação, cultura e saúde na promoção do desenvolvimento humano e social da favela. Do ponto de vista teórico-metodológico ancora-se na pesquisa-ação; em abordagens da sociologia crítica da educação e en fundamentos das ciências sociais e humanas relacionados à práxis intersetorial (Educação-Saúde-Cultura). Também é um desafio contribuir para a melhora das condições de vida nas favelas apoiando o desenvolvimento humano, social e político, trabalhando em parceira no desenvolvimento das seguintes atividades: i) Mapeamento o perfil sócio-demográfico, visitar equipamentos culturais e Infraestrutura urbana da favela ii)Visita a instituições parceiras, trabalho em grupos e colaboração com organizações comunitárias; iii)Elaboração de uma análise crítica da tensão teoria/prática entre a dimensão social histórica cultural e a dimensão individual subjetiva dos moradores nas comunidades; iv) Compreensão da dinâmica da periferia urbana observando condições de vida, trabalho, cultura e saúde. v)Vivência do trabalho intersetorial como um processo complexo de articulação interdisciplinar na construção de conhecimentos com o território e no enfrentamento de desafios com os moradores vi) Planejamento de intervenções sociais por meio da implementação de ações coletivas intersetoriais que integre o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e socioculturais; vii) Exercício da crítica e do compromisso social na universidade pública. Forma-se um ambiente prático-reflexivo interdisciplinar com construção coletiva de conhecimentos por meio de experiências educativas integradas em que alunos de diferentes cursos de graduação da UFRJ atuam em colaboração com médicos-residentes e diferentes categorias profissionais da equipe de saúde da familia.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Publicações Recentes

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; SIQUEIRA, VERA HELENA FERRAZ DE ; SILVA, ANDRÉA COSTA DA . Updating critical ideas in the 21st century to fight against neoliberal machine: interview with professor Henry Giroux. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 16, p. 1-15, 2021.

GIROUX, HENRY ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 14, p. 1-21, 2021.
LIMA RODRIGUEZ, BRENO ; BASTOS DE SÁ, MARCIA ; FIGUEIREDO, GUSTAVO DE OLIVEIRA . A CONSTITUIÇÃO DE SI EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: ARTICULAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE, GOVERNAMENTALIDADE E NEOLIBERALISMO. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, v. 10, p. 7-39, 2021.
FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira. Book Review: GIROUX, Henry A. The terror of the unforseen: rethinking the normalization of fascism in the post-truth era. Los Angeles: Los Angeles Review of Books, 2019. 245 p.. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 15, p. 1-6, 2020.

FIGUEIREDO, G.O.; SIQUEIRA, V. H. F. . Democracy is on exile. Facing the challenge of neoliberal authoritarianism: an interview with professor Henry Giroux. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-20, 2020.

FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; ORRILLO, YANSY AURORA DELGADO . CURRÍCULO, POLÍTICA E IDEOLOGIA: ESTUDOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE), v. 18, p. e0024880, 2020.

GIROUX, HENRY ; FIGUEIREDO, GUSTAVO O. . Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 15, p. 1-25, 2020.
 FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; GIROUX, HENRY . Political Education Against Inequalities and Citizenship for Democracy: International Scientific Literature Review After Twenty Years of Neoliberalism (1999-2019). REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696, v. 5, p. e2016900, 2020.
WEIHMÜLLER, VALENTINA CARRANZA ; SIQUEIRA, V. H. F. ; FIGUEIREDO, G. O. ; VERMELHO, S. C. S. D. . Rodas culturais, resistência e juventudes: reflexões político-pedagógicas.. ESTUDIOS SOBRE LAS CULTURAS CONTEMPORÁNEAS, v. XXV, p. 67-87, 2019.
FIGUEIREDO, G. O.; ORRILLO, Y. A. D. ; WEIHMULLER, V. C. . The Results of Socio-Educational Projects on the Human Development of Young People. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 44, p. e87645, 2019.
REGO, LORRAINE SANTIAGO ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira ; ROMANO, VALERIA FERREIRA ; BAIÃO, MIRIAN RIBEIRO . As atividades de grupo na perspectiva dos sujeitos em uma Clínica da Família. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE), v. 29, p. e290316, 2019.
FIGUEIREDO, G.O.; VERMELHO, S. C. . POLÍTICAS CURRICULARES INTERSETORIAIS ENTRE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIAS E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO-PARTICIPAÇÃO EM ÁREAS DE EXCLUSÃO SOCIAL NO RIO DE JANEIRO / BRASIL. REVISTA SAÚDE EM REDES, v. 4, p. 95-116, 2018.
VERMELHO, SÔNIA CRISTINA ; FIGUEIREDO, GUSTAVO DE OLIVEIRA. A percepção de secretários municipais de saúde sobre a gestão do trabalho e da educação na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Saude e Sociedade, v. 26, p. 382-396, 2017.
FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira. Un análisis histórico-crítico del fenómeno de las favelas en Rio de Janeiro/Brasil. Jangwa Pana, v. 16, p. 235-249, 2017.
FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; WEIHMÜLLER, VALENTINA CARRANZA ; VERMELHO, SÔNIA CRISTINA ; ARAYA, JUAN BACIGALUPO . Discusión y construcción de la categoría teórica de vulnerabilidad social,. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), v. 47, p. 796-818, 2017.
FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; VERMELHO, S. C. S. D. . DESAFIOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: TEORIA CRÍTICA, PROCESSO DE TRABALHO E INTERAÇÃO SOCIAL. REVISTA EMREDE – REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, v. 4, p. 1-23, 2017.
PAULINO, L. ; SIQUEIRA, V. H. F. ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . Subjetivação do idoso em materiais de educação/comunicação em saúde: uma análise na perspectiva foucaultiana. Saude e Sociedade, v. 26, p. 943-957, 2017.
FIGUEIREDO, G. O.; ROMANO, V. ; TEIXEIRA JUNIOR, J. E. ; STELET, B. . CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA PARA A RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. SUSTINERE: REVISTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, v. 4, p. 265-286, 2016.
KREUGER, S. B. ; FIGUEIREDO, G. O. ; RAMOS, P. . Contribuições da Obra de Stephen Ball para a pesquisa no Campo da Educação em Saúde. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 9, p. 3558-3569, 2016.
FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira. Los jóvenes en favelas de Rio de Janeiro, Brasil: de la vulnerabilidad social a las oportunidades para el desarrollo humano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 2437-2450, 2016.
FIGUEIREDO, GO. Investigación Acción Participativa: una alternativa para la epistemología social en Latinoamérica. Participative Action Research: An Option for Social Epistemology in Latin America. REVISTA DE INVESTIGACIÓN (CARACAS), v. 39, p. 255-273, 2015.
FIGUEIREDO, G. O.; Wimmer, Gert Ferreira . Ação coletiva para qualidade de vida: autonomia, transdisciplinaridade e intersetorialidade. Ciencia & Saude Coletiva, v. 11, p. 145-154, 2006.

ARTIGOS PUBLICADOS EM JORNAIS DE NOTÍCIAS/REVISTAS

GIROUX, HENRY ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . A COLONIZAÇÃO DA LIBERDADE POR EXTREMISTAS DE DIREITA: Protestos de caminhoneiros no Canadá e no Brasil. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, , v. 176, 03 mar. 2022.
GIROUX, H. A. ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . A importância de lutar pela esperança mesmo em tempos de autoritarismo bizarro. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, 02 fev. 2022.
GIROUX, H. A. ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . O PAPEL CENTRAL DA EDUCAÇÃO CRÍTICA NA POLÍTICA Unificar as lutas pela democracia em defesa dos direitos sociais. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, 09 ago. 2021.
GIROUX, H. A. ; FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira . APAGAMENTO DA HISTÓRIA E POLÍTICAS DE EXCLUSÃO SOCIAL: Uma crítica ao racismo, ao conservadorismo e às pedagogias de reprodução na educação. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, 04 ago. 2021.
GIROUX, H. A. ; FIGUEIREDO, G.O. . Desafios da luta contra o populismo autoritário e o fascismo neoliberal. Fortalecer a resistência e mobilizar para a agência coletiva. Le Mond Diplomatique Brasil, São Paulo, 31 mar. 2020.

Orientações em andamento no Programa

  • Dissertação de mestrado
Ádrivan Machado. Ensino sobre o Morrer humano na área da Saúde. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Carlos Henrique Cardozo Dantas. Educação Popular na Favela: Articulações entre Saúde, Cultura e Assistência Social com Movimentos Populares. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

  • Tese de doutorado
Yansy Aurora Delgado Orrillo. Formação Política e Pedagógica de Docentes e Pesquisadores na Área da Saúde. Início: 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Gíssia Gomes Galvão. Educação e Trabalho em Saúde Pública no Brasil: estudo de caso do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

  • Iniciação científica
Renan Vicente da Silva. Educação Popular, Corpo e Promoção da Saúde. Início: 2020. Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações concluídas no Programa

  • Dissertação de mestrado
Marcia Giraldez Evald. Politica de Avaliação da Educação Superior no Brasil e os Desafios na Prática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGECS – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.

Darlene Brito Cruz. FATORES RELACIONADOS À EVASÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.

Yansy Aurora Orillo Delgado. Política, Trabalho e Formação de Agentes Comunitárias/os em uma unidade de saúde de família no município do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGECS – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.

Elaine Lourenço da Silva Cordeiro. A Qualidade da Educação Pública no Brasil e o Impacto das Reformas Neoliberais: Estudo de Representações Sociais entre Professores do Ensino Fundamental em uma Escola Federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.

Raquel Andrade de Jesus Stuart. A Educação em Saúde na Prática Pedagógica de uma Escola Pública Frente aos Desafios da Política Neoliberal. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.

  • Tese de doutorado
Breno Lima Rodriguez. Formação Docente, Vivências Cotidianas no Trabalho e Processos de Subjetivação entre Professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo de Oliveira Figueiredo.