Isabel Gomes Rodrigues Martins

Acessar Currículo Lattes
Acessar ORCID

Titulação

Doutora em Educação, University of London, 1992
Licenciada em Física, UFRJ , 1985

Localização

NUTES, Laboratório de Linguagens e Mediações
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 26
Tel. 3938 6344, Email: isabelmartins@ufrj.br

Interesses de Pesquisa

  • Linguagens, leitura e ensino de ciências
  • Discursos em textos e práticas de educação em ciências e divulgação científica: livros didáticos, vídeos, websites
  • Interações discursivas em espaços de educação em ciências: explicação, retórica e comunicação multimodal
  • Imagens no ensino e na aprendizagem de ciência

Linhas de Pesquisa

  • Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde

Publicações Recentes

Orientações em andamento no Programa

  • Doutorado
    David Andrade Marques da Silva.
    Projeto: FORMAÇÃO DE BACHARÉIS EM CIÊNCIAS NATURAIS: uma análise das interações dialógicas interdisciplinares a respeito da relação entre ciência, cultura, ética e política.
    Início: 2016.

    Marcele Augusta Padilha Monteiro Rocha.
    Projeto: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS.
    Início: 2016.

    Marcos Corrêa da Silva.
    Projeto: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E CODOCÊNCIA: fundamentos para a elaboração de um modelo de estágio curricular supervisionado.
    Início: 2016.

    Florence de Faria Brasil Vianna.
    Projeto: FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO DE CIÊNCIAS: discursos sobre letramento científico nos contextos formativos da Extensão Universitária.
    Início: 2015.

    Josete Rocha dos Santos.
    Projeto: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO ADOTADOS PELOS COLÉGIOS PÚBLICOS E PARTICULARES DO RIO DE JANEIRO.
    Início: 2015.

    Inêz Barcellos de Andrade.
    Projeto: A LEITURA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: enunciações e práticas.
    Início: 2013.

    Amanda Lima de Almeida.
    Projeto: O DISCURSO DOCENTE NO PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIALMENTE AGUDAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
    Início: 2012.

  • Mestrado
    Livia dos Reis Mantuano.
    Projeto: ENSINO DA BIODIVERSIDADE: perspectiva socio-histórica do currículo de ciências e biologia.
    Início: 2016.

Orientações concluídas no Programa