Leonardo Maciel Moreira

Acessar Currículo Lattes
Acessar ORCID

Titulação

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo, 2013.

Localização

Rua Aloisio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé, RJ. CEP: 27930560.

E-mail: leo.qt@hotmail.com

Site: www.projetocienica.com.br

@projetocienica

Interesses de Pesquisa

Educação em ciências e artes; ArtScience; Educação não-formal e divulgação científica; Educação em ciências e relações étnico raciais; Alfabetização científica; Educação CTS.

Linhas de Pesquisa

Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde.

Projetos de Pesquisa

Educação em Ciências e Teatro do Oprimido: entremeios em uma investigação educacional baseada em artes
O objetivo desta pesquisa é analisar o teatro enquanto caminho de investigação possível na educação em ciências. Balizado na Pesquisa Educacional Baseada em Artes (ou Investigação Educacional Baseada em Artes), é analisada a construção e a apresentação de uma peça de Teatro Fórum sobre o tema Inteligência Artificial. Os colaboradores são integrantes de um grupo de extensão universitária e estudantes das escolas em que a peça será apresentada. O intuito é o de explicitar e analisar i) as transições e/ou hibridizações entre o diretor (artist), o pesquisador (researcher) e o professor (teacher), numa perspectiva a/r/tográfica, e suas implicações para o processo educativo; ii) as interações e construções dos estudantes, elucidando sobre o alcance de um processo educativo em ciências mediado pelo teatro no contexto da articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária; e iii) as intervenções cênicas e o diálogo com a plateia no momento do fórum. Essa pesquisa possui relevância para o avanço de discussões sobre ciência e arte e sobre a mediação de processos educativos. CAEE 39444820.5.0000.5699, aprovado no parecer 4.391.346..

Projetos de Extensão Universitária

O Projeto Ciênica se propõe a discutir as diversas relações entre as ciências, tecnologias, a saúde e o teatro, bem como suas implicações para a educação e para a divulgação da ciência, da saúde e das artes, a fim de produzir ações e estratégias que potencializem a humanização de todos e todas. Ele surge no ano de 2012 com o intuito de estimular a enculturação científica e artística. É desenvolvido por meio de um processo educativo, cultural e científico, que articula linguagens artísticas às ciências, à saúde e às tecnologias, produzindo reflexões e conhecimentos sobre a sociedade e o ser humano.

Publicações Recentes

MOREIRA, L. M.. Desafios da educação em ciências no ensino superior: articulações entre ensino, pesquisa e extensão universitária. APEduC Revista – Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 2, p. 85-100, 2021.
PINTO, G. A. ; MOREIRA, L. M. . O teatro na pesquisa em ensino de ciências: diálogos com a pesquisa educacional baseada em artes. ARETÉ (MANAUS), v. 12, p. 126-141, 2020.
NUNES, D. F. ; SILVA, V. H. dos S. ; MOREIRA, L. M. . A educação básica macaense à luz da lei nº 10.639/03. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES, v. 34, p. 51-63, 2020.
MOREIRA, L. M.; COELHO, V. A. G. S. ; SOUZA, L. N. N. . Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 20, p. 553-580, 2020.
MOREIRA, L. M.; NETO, W. N. A. ; PINTO, G. A. . Ensino de Química e Jogos Teatrais: uma pesquisa sobre a intencionalidade dos gestos. Revista APEduC Journal: investigação e práticas em educação em ciências, matemática e tecnologia, v. 1, p. 73-88, 2020.
MOREIRA, LEONARDO MACIEL; NASCIMENTO, ANGÉLICA SANTANA DO ; SOUZA, LAISE NOVELLINO NUNES DE . Ciência, opressão e teatro: um caso de pesquisa educacional baseada em artes. ALEXANDRIA (UFSC), v. 12, p. 325-348, 2019.
REIS, NIRLY ARAUJO ; MOREIRA, LEONARDO MACIEL ; SILVA, ERIVANILDO LOPES . Teatro, experimentação e divulgação científica na educação básica: uma tríade possível para a alfabetização científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 209-227, 2019.

Orientações no Programa

Mestrado

Aline do Socorro Soares Cardoso Almeida. Educação em saúde na escola: ergonomia e postura corporal em teatro de temática científica. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raphael Kalil Ferreyro. A educação ambiental através da música. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helder Oliveira de Santana. A dialogicidade na produção audiovisual na Educação em Ciências. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gabrielle Reis Toledo Mombra Ramos. Estilos de aprendizagem no ensino médio: uma proposta para o ensino de química. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Doutorado
Joel Costa de Andrade. Sons, escutas e ambiente: práticas educativas ambientais a partir da experiência estética. Início: 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Camila de Fátima Santana. Questões sócio científicas na formação de professores de química. Início: 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Luan da Silva Gustavo. A dança na educação em ciências: um caso de pesquisa educacional baseada em artes. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientações concluídas no Programa

Edkleisson de Paiva de Sousa. A atitude empática e a facilitação da aprendizagem em aulas de química: um estudo de caso em contexto de ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.