Titulação
Doutorado em Ciências Biológicas, Instituto de Biologia/UFRJ
Pós-doutorado em Administração Pública, Fundação Getúlio Vargas/FGV.
Endereço
CEFET/RJ, Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências/LABDEC
Av. Maracanã, 229 , Bloco E, sala 513-6 – Maracanã
Tel: 2566-2914. Email: marcelo.rocha@cefet-rj.br
Interesses de Pesquisa
Educação em saúde; Divulgação Científica; Educação Ambiental; Ciência-Tecnologia-Sociedade.
Linhas de Pesquisa
Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde
Projetos de Pesquisa
Divulgação científica e Ensino de Ciências
Novas Abordagens em Educação Ambiental
Projeto de Extensão Universitária
Publicações Recentes
- CARVALHO, I. L. A. ; ROCHA, M. B. O aquecimento global e a divulgação científica nas Revistas Superinteressantes e Quero Saber. Contexto & Educação, v. 36, p. 315-334, 2021.
- SANTOS, A. ; ROCHA, M. B. Estudo sobre tecnologia social e meio ambiente: levantamento em dissertações e teses brasileiras. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, p. 73-91, 2021.
- BERK, A. ; ROCHA, M. B. Representações de gênero na atividade científica: uma análise em filmes de ficção cientifica. Dynamis (FURB), v. 27, p. 137-158, 2021.
- COSTA, P. M. M. ; ROCHA, M. B. A tecnologia digital chega aos museus:tendências e padrões no ensino de ciências. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, p. 152-167, 2021.
- SANTOS, A. ; ROCHA, M. B. Tecnologia Social e Meio Ambiente: análise de abordagem macroteórica e das dimensões de sustentabilidade. Revista Terrae Didatica, v. 17, p. 1-13, 2021.
- TEIXEIRA, J. D. ; ANDRADE, D. F. ; ROCHA, M. B. Centro de Educação Ambiental Municipal do Parque Nacional da Tijuca: diálogos a partir de um minicurso para a formação ambiental de docentes do ensino básico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, p. 224-243, 2021.
- VENEU, F. A. ; ROCHA, M. B. Uma sequencia didática para a percepção de controvérsias em sala de aula: preparando professores. Revista Ciências & Idéias, v. 12, p. 243-255, 2021.
- ROCHA, M. B.; GOMES, S. B. V. ; ROCHA, R. O. ; PASSERI, M. G. Identificação de impactos ambientais relacionados à visitação pública no Parque Nacional da Tijuca: o caso da Trilha do Estudante. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, p. 77-95, 2020.
- ROCHA, M. B.; PASSERI, M. G. ; GOMES, S. B. V. ; ROCHA, R. O. Estudos sobre Unidades de Conservação: um levantamento em periódicos brasileiros. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, p. 115-132, 2020.
- MICELI, B. ; CARVALHO, I.L.A.; ROCHA, M. B.; MONERAT, C.A.A.; MELO, A. H. O. S. ; SILVA, I. B. Tendências nos estudos de Divulgação Científica e Ensino de Ciências: um levantamento em periódicos brasileiros. Revista e-Mosaicos, v. 9, p. 166-187, 2020.
- MARQUES, R. V. ; ROCHA, M. B. ; JOHNSSON, R. M. F. Crise hídrica de 2014-2015 no sudeste do Brasil: análise das revistas Scientifc American Brasil e Veja. Revista Ciências & Idéias, v. 11, p. 49-67, 2020.
- MICELI, B. ; ROCHA, M. B. Análise da Natureza da Ciência em textos de Divulgação Científica inseridos no livro didático de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 37-55, 2020.
- PASSERI, M. G. ; ROCHA, M. B. Parques Nacionais e ensino: mapeamento e tendências em eventos nacionais brasileiros. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 372-389, 2020.
- MARTINS, I. G. R. ; ROCHA, M. B ; MEJIA-CACERES, M. A. ; COSTA, P. M. M. ; MACHADO, S. L. . A pandemia da Covid-19 como questão sociocientifica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da Educação Básica. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, p. 31-42, 2020.
- ROCHA, M. B. (Re)Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente. Praxis, v. 12, p. 207-217, 2020.
- FREITAS, T. P. R. ; SILVEIRA, J. B. A. ; COSTA, P. M. M. ; MICELI, B. ; ROCHA, M. B. Museus de ciências em tempos de pandemia: uma análise no Instagram do museu da vida. Praxis, v. 12, p. 149-159, 2020.
Orientações em andamento no Programa
Doutorado
Alanza Mara Zanini. Percepção da comunidade do entorno sobre o Parque Nacional da Tijuca: contribuições para ações de conservação ambiental. Início: 2020.
Gabriel Mendes de Almeida. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Sexual no Brasil: Um Estudo de Dissertações e Teses Defendidas em Programas de Ensino de Ciências Entre 1997-2020. Início: 2020.
Joana Diafilos Teixeira. Blogs e o Ensino de Ciências: como se dá apropriação por parte dos professores. Início: 2020.
Mestrado
Fernanda da Silva Marques. Educação Ambiental em espaços não formais: análises em planos de manejo de Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro. Início: 2021
Jhony Wenderson Rocha Coelho. Conhecimentos sobre o Corpo e a Educação Física escolar: Uma análise a partir de uma intervenção pedagógica em uma turma do ensino fundamental. Início: 2020.