Mauricio Abreu Pinto Peixoto

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Titulação

Doutor em Medicina Área de Concentração: Clínica Obstétrica, UFRJ, 1990.

Localização

NUTES, Laboratório de Currículo e Ensino
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 28
Tel. 3938 6346, Email: geac.ufrj@gmail.com

Interesses de Pesquisa

Metacognição e Psicologia Diferencial: Processos de aprendizagem estudados do ponto de vista do aprendiz.

Linhas de Pesquisa

Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde

Projetos de Pesquisa

Publicações Recentes

ARTIGOS EM PERIÓDICOS
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Orientações em andamento no Programa

Doutorado

  1. Luciana Lima de Albuquerque da Veiga
    Título da Tese (Preliminar): O uso da metacognição como ferramenta didática: estudo de caso de uma disciplina sobre aprendizagem.
  2. César Silva Xavier
    Título da Tese (Preliminar): Avaliação da aplicabilidade de Estratégias de Ensino Metacognitivas selecionadas da literatura
  3. Katy Conceição Cataldo Muniz Rodrigues
    Título da Tese (Provisório): Desenvolvimento Metacognitivo no ensino simulado: uma reflexão sobre o aprendizado
  4. Luciana Rocha dos Santos
    Título da Tese (Provisório): Gamificação como estratégia Educativa no ensino médio técnico em enfermagem e análises clínicas.
  5. Thais Lazaroto Roberto Cordeiro
    Título da Tese (Provisório): Explorando a decisão no Debriefing pela perspectiva da Metacognição

Mestrado

  1. Matheus Henrique Jardim Motta Barillo Borré
    Título da Dissertação (Provisório): A Metacognição na sociedade digital: investigação das habilidades metacognitivas em um processo de aprendizagem orientado por recursos pedagógicos tecnológicos

Orientações concluídas no Programa

Doutorado

  1. Marcia Regina de Assis. A prevenção do linfedema pós-mastectomia sob a perspectiva metacognitivista.. 2020.
  2. Roberta Pereira Coutinho. ENFRENTAMENTO À VIVÊNCIA ACADÊMICA: sob a perspectiva das crenças epistemológicas. 2014.
  3. Ana Gracinda Ignácio da Silva. Aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem na Perspectiva da Metacognição. 2010. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ
  4. Elen Martins da Silva Castelo Branco. O controle das ações do estudante de enfermagem na implementação dos cuidados preventivos para úlceras por pressão. 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
  5. Marcos Antônio Gomes Brandão. Associação entre a Interação e a Metacognição: Características e perspectivas de uma comunidade virtual de Enfermagem. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.

Mestrado

  1. Pedro Henrique Maraglia. Síntese Realista dos conceitos metacognitivos como ferramenta de ensino-aprendizagem: O caso da Educação em Saúde. 2018.
  2. Ivi Protásio Ferreira de Andrade. Mapeamento dos conceitos metacognitivos como ferramenta de ensino-aprendizagem: O caso da Enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
  3. Ana Paula de Souza Lima. A aprendizagem de técnicas e procedimentos de enfermagem com o uso da tecnologia educacional da simulação com manequins, sob a perspectiva metacognitiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
  4. Débora Lucy da Silva dos Santos Saraiva. O relato do processo metacognitivo de aprendizagem da sistematização da assistência acerca dos distúrbios eletrolíticos dos acadêmicos de enfermagem por intermédio de um jogo educativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
  5. João Guilherme Alves da Silva. METACOGNIÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: estudo descritivo em diários de campo. 2013.
  6. Bruno Fragoso Tavares. METACOGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E O TREINAMENTO TÁTICO TEÓRICO (TTT) DO FUTSAL. 2011.
  7. Elizabeth Pinto Valente de Souza. CRENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E A PRÁTICA MÉDICA HOMEOPÁTICA. 2011.
  8. Ana Paula Caetano de Menezes Soares. O MODO DE APRENDIZAGEM DO PACIENTE OBESO E ADESÃO AO TRATAMENTO. 2009.
  9. Cristiane Casquilha Rocha Guida Perdigão. ESTUDO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2009.
  10. Marcos Antônio Silva. DIFICULDADES DE APRENDIZES DURANTE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. 2008.
  11. Alessandra Costa Penna. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AMBIENTES DE ENSINO: estudo comparativo dos estilos verbalizador e visualizador nos contextos presencial e a distância. 2007.
  12. Joecy Dias de Andrade. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. 2007.
  13. Cíntia Regina Lacerda Rabello. APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: dificuldades dos discentes de licenciatura em ciências biológicas na modalidade semipresencial. 2007.
  14. Viviane Modesto Ferraz. DESCREVENDO A APRENDIZAGEM QUE OCORRE EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE ENFERMAGEM. 2007.
  15. Gladis dos Santos. APRENDIZAGEM DO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NA PERSPECTIVA METACOGNITIVA. 2006.
  16. Solange Itaci Cotta Dias Lopes. BIOESTATÍSTICA PARA ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: proposta de construção de uma disciplina baseada na Teoria de Reuven Feuerstein. 2005.
  17. Roberta Pereira Coutinho. IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS METACOGNITIVOS PRESENTES EM MENSAGENS DE MEMBROS DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE ENFERMAGEM. 2005.
  18. Maria Manuela Viana Pais Fereira. COMO A ANSIEDADE E AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS INFLUEM NO RESULTADO DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA APRENDIZAGEM: um estudo no domínio cognitivo à luz do Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE. 2004.
  19. Marilia Sande Renni. O SIGNIFICADO DA APRENDIZAGEM EM HEMOFILIA: A influência do modo de aprendizagem do cuidador sobre a evolução clínica de criancas hemofílicas. 2003.
  20. Telma Moreira de Mattos. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO: estudo da relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes do Curso de Graduação em Nutrição da UFF em avaliações formais do rendimento escolar. 2002.
  21. Yara Malvezzi. CONCEITUANDO O ESTUDAR E O APRENDER: Com a palavra, internos de medicina. 2000.
  22. André Cunha do Nascimento. VIVER A ARTE, APRENDER A CIÊNCIA, FAZER ENFERMAGEM: crenças epistemológicas, uma possibilidade para aprendizagem significativa de enfermagem. 2000.
  23. Cecília Maria Izidoro Pinto. ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO: uma experiência relacionada à seleção de intervenções de enfermagem. 2000.
  24. Elen Martins da Silva Castelo Branco. CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA MOTIVACIONAL DE ATITUDE. 2000.
  25. Marcos Antônio Gomes Brandão. UMA VISÃO METACOGNITIVA DAS ESTRATÉGIAS DIAGNÓSTICAS DE ENFERMAGEM. 1999.
  26. Rosana Nobre Machado Bittencourt Silva. HÁBITOS DE ESTUDO: construindo uma taxionomia de estilos de aprendizagem. 1998.
  27. Claudia Garcia Serpa Osório de Castro. Estudo de Utilização de Medicamentos em Unidade Neonatal. 1996. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  28. José Júlio do Rêgo Monteiro Filho. Colecistite Aguda. Fatores Preditivos de Complicações. 1996. 70 f. Dissertação (Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coorientador: Mauricio Abreu Pinto Peixoto.