Titulação
Doutor em Medicina Área de Concentração: Clínica Obstétrica, UFRJ, 1990.
Localização
NUTES, Laboratório de Currículo e Ensino
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 28
Tel. 3938 6346, Email: geac.ufrj@gmail.com
Interesses de Pesquisa
Metacognição e Psicologia Diferencial: Processos de aprendizagem estudados do ponto de vista do aprendiz.
Linhas de Pesquisa
Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde
Publicações Recentes
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
=====================
- Análise do inventário de consciência metacognitiva de alunos do curso técnico em enfermagem
Autores: SANTOS, Luciana Rocha dos; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódico: Research, Society and Development, v. 10, n. 12, p. e62101220019, 2021.
Qualis: Ensino B2 (2013-2016); Provisório (2019): Ensino A3
Índice h5:14 - Comandos metacognitivos embutidos baseados na natureza da ciência: Potencialidades, limitações, condições e possibilidades
Autores: XAVIER, César Silva; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da
Periódico: Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e43010716829, 2021.
Qualis: Ensino B2 (2013-2016); Provisório (2019): Ensino A3
Índice h5:14 - Interfaces entre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o pensamento metacognitivo
Autores: XAVIER, César Silva; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da
Periódico: Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais, v. 45, n. 01, p. 58–65, 2021
Qualis: Ensino: B1 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - O processo de metacognição durante uma olimpíada de simulação clínica.
Autores: DOMINGUES, Katy Conceição Cataldo Muniz; CORDEIRO, Thais Lazaroto Roberto; JÚNIOR, Gerson Alves Pereira; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódico: Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 10, p. e8825, 2021
Qualis: Ensino: B2 – Enfermagem: B4 (Classificação – Quadriênio 2012-2016)
H5 = 10 - O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem
Autores: SANTOS, Luciana Rocha dos; ALBUQUERQUE, SILVA, Cleide Ferreira ; VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódico: EAD em Foco – Revista de Educação a Distância Ano: 2021, v.11, e1260
Qualis: Ensino: B1 – Enfermagem: B4 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - Using metacognition to analyze a misdiagnosis case in high-fidelity simulation
Autores: PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; BRANDÃO, Marcos Antônio Gomes; PEREIRA JUNIOR, Gerson Alves; CAMPOS, Juliana Faria; SOUTO, Jaqueline da Silva Soares
Periódicos Revista Brasileira de Educação Médica Ano: 2021, v. 45, n.2, e080
Qualis: Ensino: A1 – Enfermagem: B2 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - T-NDX Diagram: Educational Technology Use to Teach Diagnostic Reasoning Based on Nursing Theories
Autores: LOPES, Rafael Oliveira Pitta; PRIMO, Cândida Caniçali; MARTINS, Jaqueline Santos de Andrade; CAMPOS, Juliana Faria; BARBOSA, Genesis Souza; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; BRANDÃO, Marcos Antônio Gomes
Periódico: International Journal of Nursing Knowledge Ano: 2020, v. 31, p. 94-100
Qualis: Ensino: não classificado – Enfermagem: A2 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - Estratégias de Ensino Metacognitivas no Ensino de Ciências: O Contexto Brasileiro em Foco
Autores: MARAGLIA, Pedro Henrique ; ASSIS, Márcia Regina de; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódico: Ensino, Saúde e Ambiente Ano: 2020, v. 13, n. 2, p. 20-34
Qualis: Ensino: A2 – Enfermagem: B4 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde
Autores: BRANDÃO, Marcos Antônio Gomes; DENADAI, Wilson; PRIMO, Cândida Caniçali; LOPES, Rafael Oliveira Pitta; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódicos: Revista Gaúcha de Enfermagem Ano: 2018, v. 39, p. e2017-0015Qualis: Ensino: B3 – Enfermagem: B1 (Classificação – Quadriênio 2013-2016) - Metacognição como tecnologia educacional na aprendizagem do autocuidado: o caso da prevenção do linfedema pós-cirúrgico de câncer mama
Autores: ASSIS, Márcia Regina de; MARAGLIA, Pedro Henrique; BRANDÃO, Marcos Antônio Gomes; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto
Periódicos: Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem (ON LINE)
Ano: 2018, v.22, n.3, p. e20170440Qualis: Ensino: A2 – Enfermagem: B1 (Classificação – Quadriênio 2012-2016) - Construção de definições operacionais em Metacognição
Periódicos: Revista Psicologia Escolar e EducacionalAno: publicação prevista em 2021Qualis: Ensino: A1 – Enfermagem: não classificado (Classificação – Quadriênio 2012-2016)
Orientações em andamento no Programa
Doutorado
- Luciana Lima de Albuquerque da Veiga
Título da Tese (Preliminar): O uso da metacognição como ferramenta didática: estudo de caso de uma disciplina sobre aprendizagem. - César Silva Xavier
Título da Tese (Preliminar): Avaliação da aplicabilidade de Estratégias de Ensino Metacognitivas selecionadas da literatura - Katy Conceição Cataldo Muniz Rodrigues
Título da Tese (Provisório): Desenvolvimento Metacognitivo no ensino simulado: uma reflexão sobre o aprendizado - Luciana Rocha dos Santos
Título da Tese (Provisório): Gamificação como estratégia Educativa no ensino médio técnico em enfermagem e análises clínicas. - Thais Lazaroto Roberto Cordeiro
Título da Tese (Provisório): Explorando a decisão no Debriefing pela perspectiva da Metacognição
Mestrado
- Matheus Henrique Jardim Motta Barillo Borré
Título da Dissertação (Provisório): A Metacognição na sociedade digital: investigação das habilidades metacognitivas em um processo de aprendizagem orientado por recursos pedagógicos tecnológicos
Orientações concluídas no Programa
Doutorado
- Marcia Regina de Assis. A prevenção do linfedema pós-mastectomia sob a perspectiva metacognitivista.. 2020.
- Roberta Pereira Coutinho. ENFRENTAMENTO À VIVÊNCIA ACADÊMICA: sob a perspectiva das crenças epistemológicas. 2014.
- Ana Gracinda Ignácio da Silva. Aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem na Perspectiva da Metacognição. 2010. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ
- Elen Martins da Silva Castelo Branco. O controle das ações do estudante de enfermagem na implementação dos cuidados preventivos para úlceras por pressão. 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
- Marcos Antônio Gomes Brandão. Associação entre a Interação e a Metacognição: Características e perspectivas de uma comunidade virtual de Enfermagem. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
Mestrado
- Pedro Henrique Maraglia. Síntese Realista dos conceitos metacognitivos como ferramenta de ensino-aprendizagem: O caso da Educação em Saúde. 2018.
- Ivi Protásio Ferreira de Andrade. Mapeamento dos conceitos metacognitivos como ferramenta de ensino-aprendizagem: O caso da Enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
- Ana Paula de Souza Lima. A aprendizagem de técnicas e procedimentos de enfermagem com o uso da tecnologia educacional da simulação com manequins, sob a perspectiva metacognitiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
- Débora Lucy da Silva dos Santos Saraiva. O relato do processo metacognitivo de aprendizagem da sistematização da assistência acerca dos distúrbios eletrolíticos dos acadêmicos de enfermagem por intermédio de um jogo educativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.
- João Guilherme Alves da Silva. METACOGNIÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: estudo descritivo em diários de campo. 2013.
- Bruno Fragoso Tavares. METACOGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E O TREINAMENTO TÁTICO TEÓRICO (TTT) DO FUTSAL. 2011.
- Elizabeth Pinto Valente de Souza. CRENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E A PRÁTICA MÉDICA HOMEOPÁTICA. 2011.
- Ana Paula Caetano de Menezes Soares. O MODO DE APRENDIZAGEM DO PACIENTE OBESO E ADESÃO AO TRATAMENTO. 2009.
- Cristiane Casquilha Rocha Guida Perdigão. ESTUDO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2009.
- Marcos Antônio Silva. DIFICULDADES DE APRENDIZES DURANTE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. 2008.
- Alessandra Costa Penna. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AMBIENTES DE ENSINO: estudo comparativo dos estilos verbalizador e visualizador nos contextos presencial e a distância. 2007.
- Joecy Dias de Andrade. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. 2007.
- Cíntia Regina Lacerda Rabello. APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: dificuldades dos discentes de licenciatura em ciências biológicas na modalidade semipresencial. 2007.
- Viviane Modesto Ferraz. DESCREVENDO A APRENDIZAGEM QUE OCORRE EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE ENFERMAGEM. 2007.
- Gladis dos Santos. APRENDIZAGEM DO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NA PERSPECTIVA METACOGNITIVA. 2006.
- Solange Itaci Cotta Dias Lopes. BIOESTATÍSTICA PARA ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: proposta de construção de uma disciplina baseada na Teoria de Reuven Feuerstein. 2005.
- Roberta Pereira Coutinho. IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS METACOGNITIVOS PRESENTES EM MENSAGENS DE MEMBROS DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE ENFERMAGEM. 2005.
- Maria Manuela Viana Pais Fereira. COMO A ANSIEDADE E AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS INFLUEM NO RESULTADO DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA APRENDIZAGEM: um estudo no domínio cognitivo à luz do Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE. 2004.
- Marilia Sande Renni. O SIGNIFICADO DA APRENDIZAGEM EM HEMOFILIA: A influência do modo de aprendizagem do cuidador sobre a evolução clínica de criancas hemofílicas. 2003.
- Telma Moreira de Mattos. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO: estudo da relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes do Curso de Graduação em Nutrição da UFF em avaliações formais do rendimento escolar. 2002.
- Yara Malvezzi. CONCEITUANDO O ESTUDAR E O APRENDER: Com a palavra, internos de medicina. 2000.
- André Cunha do Nascimento. VIVER A ARTE, APRENDER A CIÊNCIA, FAZER ENFERMAGEM: crenças epistemológicas, uma possibilidade para aprendizagem significativa de enfermagem. 2000.
- Cecília Maria Izidoro Pinto. ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO: uma experiência relacionada à seleção de intervenções de enfermagem. 2000.
- Elen Martins da Silva Castelo Branco. CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA MOTIVACIONAL DE ATITUDE. 2000.
- Marcos Antônio Gomes Brandão. UMA VISÃO METACOGNITIVA DAS ESTRATÉGIAS DIAGNÓSTICAS DE ENFERMAGEM. 1999.
- Rosana Nobre Machado Bittencourt Silva. HÁBITOS DE ESTUDO: construindo uma taxionomia de estilos de aprendizagem. 1998.
- Claudia Garcia Serpa Osório de Castro. Estudo de Utilização de Medicamentos em Unidade Neonatal. 1996. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- José Júlio do Rêgo Monteiro Filho. Colecistite Aguda. Fatores Preditivos de Complicações. 1996. 70 f. Dissertação (Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coorientador: Mauricio Abreu Pinto Peixoto.