Titulação
Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências, IBqM /UFRJ, 2007
Localização
NUTES, Laboratório de Tecnologias Cognitivas
Centro de Ciências da Saúde, Bloco L
Tel. 3938 6615, E-mail: taisrg@yahoo.com.br
Interesses de Pesquisa
Pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Ensino-Aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Saúde
Educação a Distância
Linhas de Pesquisa
Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde
Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
INOVAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: análise de experiências de professores universitários com o uso de tecnologias da informação e da comunicação em suas práticas educativas
Projetos de Extensão
PROMOVENDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE COM O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Cursos e oficinas de Extensão
Coordenação Pedagógica do Curso de Capacitação a Distância em Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Parceria IESC-NUTES)
Período de duração do projeto (agosto/2011-agosto2012).
Público-alvo: 300 profissionais da área de vigilância da qualidade da água
Oficinas “Vivências em Redes Sociais: familiarização com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação” – em parceria com o IPUB e o grupo de pacientes/usuários dos serviços do Hospital Dia sobre o uso de Redes Sociais, elaboração de blogs e uso do Ambiente Vivências
Oficinas do Laboratório de Experiências e Reflexões da Escola Madrid (LEREM) oferecidas para professores da rede municipal de educação.
Oficina 1: “Um Computador por Aluno: Experiências na Escola Madrid”
Oficina 2: “Laboratório de Análise do Contexto e Planejamento do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Educativas”
Oficina 3: “Laboratório de Estratégias de Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Educativas”
Oficina 4: “Experiência Com-Viver com Ciência e Cidadania”
Publicações Recentes
- BARRETO, F. C.; RAMOS, P. ; GIANNELLA, T. R.. INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: análise das percepções dos alunos sobre a modalidade de educação a distância. Tecnologia Educacional, v. 210, p. 40-53, 2015.PERIM, C.; GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, Miriam. ANÁLISE DO USO DE UM JOGO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 12-24, 2014.
DOURADO, A.; GIANNELLA, T. R.. ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MÉDICOS: percepções de alunos e professores profissionais de um hospital do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 38, p. 60, 2014.
PREZA, V.M.; GIANNELLA, T. R.. ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA EDUCOPÉDIA NA EDUCAÇÃO. Tecnologia Educacional, v. 100, p. 89-100, 2013.
GOUDOURIS, EKATERINI SIMÕES; GIANNELLA, TAÍS RABETTI; STRUCHINER, Miriam. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO SEMIPRESENCIAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 37, p. 396-407, 2013.
Orientações em andamento no Programa
- Doutorado
Gabriela Girão de Albuquerque.
Projeto: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE AUTOGESTÃO PARA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA.
Início: 2015.Rosilainede Fátima Warsdenski.
Projeto: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA SAÚDE: Mudanças no processo de ensino-aprendizagem em decorrência da Utilização de uma Ferramenta de Autoria de Cursos na Internet.
Início: 2015.Fatima Cristina Goncalves de Moraes.
Projeto: ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE COLETIVA: o que pensam os professores de um curso de graduação sobre sua trajetória de formação e seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos alunos?
Início: 2013. - Mestrado
Maristela Cardozo Caridade.
Projeto: EVASÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: “Quem e Por quê?” um estudo de caso.
Início: 2016.
Orientações concluídas no Programa
- Mestrado
Camila Bezerra de Araujo. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DO CORPO HUMANO: pesquisa e desenvolvimento de uma atividade educativa no contexto do oitavo ano do Ensino Fundamental. 2016.Rosilaine de Fátima Wardenski. CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE NO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: análise das percepções de professores da Área da Saúde com o uso da Constructore. 2015.Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento. PARCERIA PESQUISADORES-PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014.
Alessandra Sá Simões Dourado. A UTILIZAÇÃO DO ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE MÉDICOS. 2014.