Titulação
Doutora em Educação, Columbia University, 1986.
Localização
NUTES, Laboratório de Linguagens e Mediações
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 26
Tel. 3938 6344, Email: verahfs@yahoo.com.br
Interesses de Pesquisa
Construções identitárias a partir de deslocamentos contemporâneos;
Processos de recepção da mídia, desenvolvimento e avaliação de processos e tecnologias educativas; gênero, sexualidade e saúde reprodutiva.
Linhas de Pesquisa
Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde
Projetos de Pesquisa
Projetos de pesquisa
COTAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA – enfoque na subjetivação de alunos e professores
DESLOCAMENTOS SÓCIO CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS, SAÚDE E EDUCAÇÃO
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E/EM SAÚDE
Projetos de Extensão
EDUCAÇÃO E SAÚDE EM TERRITÓRIOS DA PERIFERIA URBANA
Publicações Recentes
- PAULINO, L. F.; SIQUEIRA, V. H. F.. DISCURSOS E RELAÇÕES DE PODER EM MATERIAIS DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE VOLTADOS AO PÚBLICO IDOSO. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 2, p. 1-15, 2014.SIQUEIRA, V. H. F.; SÁ, M. B.; HANSENÍASE, PRECONCEITO E PARRHESÍA: contribuições para se pensar saúde, educação e educação em saúde. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 19, p. 231-247, 2013.
SIQUEIRA, V. H. F.; OLIVEIRA, A. C. C. ; O INFAME SOLITÁRIO: o que o documentário Solitário Anônimo pode acrescentar aos debates sobre educação em saúde?. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 147-164, 2013.
LIMA, A. C. M.; SIQUEIRA, V. H. F.. ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE: diálogo com a perspectiva de currículo CTS. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 151-172, 2013
Orientações em andamento no Programa
- Doutorado
Marcos Vinicius Pereira Monteiro.
Projeto: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E QUESTÕES DE GÊNERO. Como vai a formação inicial dos docentes?
Início: 2015.Daise Pires Silva de Oliveira.
Projeto: O CURSO DE MEDICINA DA UFRJ E A TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS: o contexto, a cultura do curso e o currículo.
Início: 2014. - Mestrado
Valentina Carranza Weihmüller.
Início: 2016.
Orientações concluídas no Programa
- Doutorado
Ana Cristina Leal Moreira Lima. ONDE HÁ PODER HÁ RESISTÊNCIA: questões de gênero e sexualidade em uma escola carioca. 2013.Luciana Fernandes Paulino. DISCURSOS E INVESTIMENTOS DE PODER EM MATERIAIS DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE VOLTADOS AO PUBLICO IDOSO. 2013.Andréa Costa da Silva. ENSINO SOBRE SEXUALIDADE: saberes, poderes e subjetivação na literatura escolar. 2013.
Marcia Bastos de Sá. ENTRE O GOVERNO DE SI E O GOVERNO DOS OUTROS: uma análise foucaultiana da liberdade e suas práticas em vídeos educativos do NUTES/UFRJ. 2011.
Wânia Ribeiro Fernandes. EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA: discursos oficiais e subjetivações no município de Lages, SC. 2010.
- Mestrado
Marcos Vinicius Pereira Monteiro. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SIGNIFICADOS DE GÊNERO: uma pesquisa em uma escola estadual da cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. 2013.Christiane Curvelo Wickbold. POLÍTICA DE COTAS E CURRÍCULO: construções identitárias de estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013.Rachel Mariano Pereira. GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: analisando livros didáticos do ensino fundamental. 2013.
Adriana Arrigoni. UNIVERSIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO MÉDICA: construção de significados pela militância estudantil da Faculdade de Medicina da UFRJ. 2012.
Ana Claudia Coelho de Oliveira. VELHICE: que imagens fazemos dela? Velhice, saúde e pedagogia audiovisual. 2011.
Maíra Gonçalves Baczinski. NAS TEIAS DO ORKUT – Construções de Sexualidade e Gênero entre Jovens. 2010.
Geraldo Pereira Junior. PATERNIDADE E SAÚDE DISCUTIDOS POR JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS. 2008. Co -orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
Ivanilsa de Oliveira Silva. SEXUALIDADE, GÊNERO E GRAVIDEZ DE JOVENS: um estudo em escola da Baixada Fluminense , RJ. 2008.
Rosilene Carregaza Dantas. IDENTIDADES, SEXUALIDADE E AIDS: significações por mulheres na terceira idade portadoras de HIV. 2007.
Maria Aparecida Padilha Ribeiro. CORPO, SAÚDE E ESTÉTICA: construções identitárias no espaço dos blogs. 2007. Co -orientadora: Nilma Gonçalves Lacerda.
Andréa Costa da Silva. APROPRIAÇÕES DOCENTES NO USO DE LIVROS LITERÁRIOS QUE ABORDAM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 2007. Co-orientadora: Nilma Gonçalves Lacerda.
Ana Cristina Leal Moreira Lima. “EU VEJO FALAR MAS NÃO SEI COMO QUE É”: apropriação de informações sobre o câncer de mama entre mulheres de classe trabalhadora. 2006.
Carlos Augusto Santana Pereira. A DANÇA NA UNIVERSIDADE: um estudo sobre o currículo do curso de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir dos discursos de docentes. 2006.
Angela Falabella de Sousa – Aguiar. “AQUI A GENTE FICA MAIS SARADO DAS IDÉIAS”: efeitos identitários da implementação de uma proposta multicultural na sala de aula. 2006.
Claudia Regina Santos Ribeiro. A TELEVISÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES MASCULINAS. 2005.
Eduardo Ribeiro Pina. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CARTAZES DAS CAMPANHAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM AIDS: visibilidades e silêncios. 2004.
Maria José Miranda Igreja. VULNERÁVEIS? RESISTENTES? QUEM ENTENDERÁ ESTES NOSSOS MENINOS? Questões de Gênero de jovens inseridos nos Programas Educativos de Organizações não Governamentais do Rio de Janeiro. 2004.
Wânia Ribeiro Fernandes. O CINEMA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: ouvindo mulheres idosas. 2004.
Regina Lúcia Faria de Miranda. O CORPO DA CRIANÇA E DO JOVEM NOS ESPAÇOS FAMILIAR E ESCOLAR – uma questão histórica resgatada no texto literário. 2003.
Carla Gruzman. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUSEU DE CIÊNCIAS: uma proposta de avaliação Qualitativa do jogo do labirinto no contexto da Exposição Chagas do Brasil. 2003.
Cristiane Maia de Oliveira. DOCÊNCIA NA POLÍTICA CULTURAL: A interação de professores(as) com textos midiáticos no processo de construção de suas identidades de gênero enquanto docentes. 2003.
Martha Lenora Queiroz Copolillo. TECENDO SIGNIFICADOS: leitura de professores(as) de educação física acerca das concepções do corpo na mídia televisiva. 2002.
Viviane Vieira de Freitas. HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES DOCENTES: Sexualidade e gênero na educação. 2002.
Jurema Alves Pereira. PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES: uma parceria implementada pelo projeto saúde e cidadania no espaço escolar/NESA/UERJ. 2001.
Maria Luiza de Mello e Souza. DAS TÉCNICAS AOS FINS: educação em saúde em duas escolas do ensino fundamental. 2001.
Ione Hassegawa Kassunga. SEXUALIDADE, GÊNERO E O LIVRO DIDÁTICO: contribuições para a prática docente. 2000.
Sheila Sant’Ana Rocha Federici. PRÁTICAS EDUCATIVAS E A INCORPORAÇÃO DA VIDEOTECNOLOGIA NO PROGRAMA DE SAÚDE DE SAÚDE DO ADOLESCENTE DA SMS/RJ. 2000.
Kátia Reis de Souza. PARA UMA PEDAGOGIA DA SAÚDE NO TRABALHO: elementos para um processo educativo em saúde do trabalhador. 2000.
Álvaro Luiz da Silva. O VÍRUS OU A VIDA: a função de uma brinquedoteca em unidade hospitalar, como alternativa de atenção em saúde de crianças soropositivas ao HIV/AIDS. 2000.
Elizabeth de Andrade Romeiro. SUBJETIVIDADE, MULHERES E AIDS: uma análise dos discursos em vídeo acerca de educação em saúde, sexualidade e relação de gênero. 1998.
Eliane Portes Vargas. CORPO E SEXUALIDADE ATRAVÉS DAS IMAGENS DE VÍDEO. 1998.