Eliane Brígida Morais Falcão

Acessar Currículo Lattes
Acessar ORCID

Titulação

  • Doutorado em Ciências, UFRJ, 1995
  • Pós-Doutorado na Universidade de Cambridge (U.K.), 1998

Localização

NUTES, Laboratório de Estudos da Ciência
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 28
Tel. 3938 6347, Email: elianebrigida@uol.com.br

Interesses de Pesquisa

  • Investigação das representações sociais, práticas e contextos associados a convivência das crenças religiosas expressas nos diferentes ambientes de formação e produção científicas como laboratórios e outros espaços da academia, salas de aula na universidade e no ensino básico. Os temas origem da vida e do universo, evolução e fenômenos da natureza têm sido focos deste tema assim como a formação de biólogos e de psicólogos.
  • O ensino da morte na área da saúde e em ambientes de formação universitária e ensino médio. A formação médica, enfermagem e do ensino médio tem sido focos deste tema.
  • A idéia de Natureza (e suas representações sociais) como referência relevante para as atividades de ensino, formação e trabalho científico. Cientistas, professores e universitários, do ensino básico e da universidade tem sido foco deste tema. Questões da educação relativas ao meio ambiente tem sido abordadas.

Linhas de Pesquisa

Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde

Projetos de Pesquisa

Publicações Recentes

Orientações em andamento no Programa

Doutorado

  • Marcus Alexandre de Padua Cavalcanti Bastos
    Projeto: CIÊNCIA E CRENÇAS RELIGIOSAS: desafios da formação científica de estudantes do ensino médio de uma escola da Baixada Fluminense
    Início: 2016.
  • Anderson Nunes Pinto
    Projeto: CRENÇAS RELIGIOSAS E ESPIRITUALIDADE: representações e atitudes em um hospital universitário
    Início: 2015.
  • Paulo Roberto de Araujo Porto
    Projeto: A UTILIZAÇÃO DE NARRATIVAS COMO METODOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DOS TEMAS DIVERSIDADE ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
    Início: 2014.
  • Alessandra Guida dos Santos
    Projeto: ARTICULANDO A ORIGEM DA VIDA E TEORIA DA EVOLUÇÃO: possibilidades e desafios no ensino da origem e diversidade das espécies
    Início: 2013.
  • Cristiana Rosa Valença
    Projeto: A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO TRANSFORMADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA: pesquisa-ação em uma escola do Rio do Janeiro
    Início: 2013.
  • Viviane Vieira
    Projeto: INOVAÇÃO NO ENSINO DA TEORIA EVOLUTIVA: um projeto de colaboração entre professores, diretores e estudantes
    Início: 2013.

Orientações concluídas no Programa

Doutorado

Mestrado