Titulação
- Doutorado em Ciências, UFRJ, 1995
- Pós-Doutorado na Universidade de Cambridge (U.K.), 1998
Localização
NUTES, Laboratório de Estudos da Ciência
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala 28
Tel. 3938 6347, Email: elianebrigida@uol.com.br
Interesses de Pesquisa
- Investigação das representações sociais, práticas e contextos associados a convivência das crenças religiosas expressas nos diferentes ambientes de formação e produção científicas como laboratórios e outros espaços da academia, salas de aula na universidade e no ensino básico. Os temas origem da vida e do universo, evolução e fenômenos da natureza têm sido focos deste tema assim como a formação de biólogos e de psicólogos.
- O ensino da morte na área da saúde e em ambientes de formação universitária e ensino médio. A formação médica, enfermagem e do ensino médio tem sido focos deste tema.
- A idéia de Natureza (e suas representações sociais) como referência relevante para as atividades de ensino, formação e trabalho científico. Cientistas, professores e universitários, do ensino básico e da universidade tem sido foco deste tema. Questões da educação relativas ao meio ambiente tem sido abordadas.
Linhas de Pesquisa
Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde
Projetos de Pesquisa
Publicações Recentes
- Eliane Brígida Morais Falcão; Eliane Dias Trigo. ORIGEM DO UNIVERSO, DIVERSIDADE DAS ESPÉCIES E FENÔMENOS DA NATUREZA: Ciência e Religião no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 1, 2015.
- FALCÃO, Eliane Brígida Morais; LEFEVRE, FERNANDO. BEYOND THE SUFFERING -DOCUMENTING HUMAN DEATH AND DYING. Creative Education, v. 05, p. 1205-1212, 2014.
- PINTO, A. N. ; Eliane Brígida Morais Falcão. RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO MÉDICO: entre a receptividade e o silêncio. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 38, p. 1, 2014.
- Viviane Vieira; Eliane Brígida Morais Falcão. VISÕES SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA: pressões institucionais religiosas e ciência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1, 2014.
- Luana Ferreira de Almeida; FALCÃO, ELIANE BRIGIDA MORAIS . REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MORTE E A FORMAÇÃO MÉDICA: a Importância da UTI. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 37(2), p. 226-234, 2013.Documentário: MÉDICOS E PACIENTES ENTRE O SOFRIMENTO E A MORTE
Orientações em andamento no Programa
Doutorado
- Marcus Alexandre de Padua Cavalcanti Bastos
Projeto: CIÊNCIA E CRENÇAS RELIGIOSAS: desafios da formação científica de estudantes do ensino médio de uma escola da Baixada Fluminense
Início: 2016. - Anderson Nunes Pinto
Projeto: CRENÇAS RELIGIOSAS E ESPIRITUALIDADE: representações e atitudes em um hospital universitário
Início: 2015. - Paulo Roberto de Araujo Porto
Projeto: A UTILIZAÇÃO DE NARRATIVAS COMO METODOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DOS TEMAS DIVERSIDADE ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Início: 2014. - Alessandra Guida dos Santos
Projeto: ARTICULANDO A ORIGEM DA VIDA E TEORIA DA EVOLUÇÃO: possibilidades e desafios no ensino da origem e diversidade das espécies
Início: 2013. - Cristiana Rosa Valença
Projeto: A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO TRANSFORMADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA: pesquisa-ação em uma escola do Rio do Janeiro
Início: 2013. - Viviane Vieira
Projeto: INOVAÇÃO NO ENSINO DA TEORIA EVOLUTIVA: um projeto de colaboração entre professores, diretores e estudantes
Início: 2013.
Orientações concluídas no Programa
Doutorado
- Luana Ferreira de Almeida. INTENSIVISTAS: visões, sentimentos e demandas de privilegiadas testemunhas do complexo morrer humano. 2011.
Mestrado
- Anderson Nunes Pinto. ENTRE A MÁQUINA E A FÉ: pacientes e médicos em um programa de hemodiálise. 2013.
- Viviane Vieira. UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DO TEMA TEORIA DA EVOLUÇÃO NUMA ESCOLA CONFESSIONAL ADVENTISTA. 2013.
- Cristiana Rosa Valença. TEORIA DA EVOLUÇÃO: representações de professores-pesquisadores de biologia e suas relações com o ensino médio. 2011.
- Isadora Nunes Barbosa Ramos. SUICÍDIO: um tema pouco conhecido na formação médica. 2011.
- Mara Lucia Cardoso Ferretti. CRENÇAS RELIGIOSAS, ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 2010.
- Paulo Roberto de Araujo Porto. ORIGEM DOS SERES VIVOS, ORIGEM DO HOMEM E DA MULHER: o percurso pelo ensino médio de estudantes de uma escola confessional católica. 2009.
- Andrea Vianna Cerqueira. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOIS GRUPOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O ENSINO DE ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: aspirações, ambigüidades e demandas profissionais. 2009.
- Sandro Bichara Mendonça. MORTE: representações sociais de médicos docentes no contexto de um hospital universitário. 2008.
- Alessandra Guida dos Santos. RELIGIÃO, CIÊNCIA E MUNDO SOCIAL: aspectos de uma dinâmica de aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio. 2008.
- Carolina de Lima Alves Belo. OS SENTIDOS DE NATUREZA ENTRE OS BIÓLOGOS E FÍSICOS: um estudo comparativo entre dois grupos acadêmicos, seus objetivos e suas práticas científicas. 2008.
- Igor Barros da França Cardoso. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE NATUREZA: o jogo institucional na formação de professores de biologia. 2008.
- Lívia Baptista Nicolini. ORIGEM DA VIDA: como os licenciados em ciências biológicas lidam com este tema? 2006.
- Francisco José Figueiredo Coelho. O ENSINO DE BIOLOGIA E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MORTE NA ESCOLA BÁSICA. 2006.
- Eduardo Silva de Freitas. O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA FREGUESIA: O que os Amigos do Bosque nos Contam? 2006.
- Antônio de Pádua Passos de Freitas. MORTE, AINDA EXCLUÍDA DO ENSINO MÉDICO? 2005.
- Eliane Dias de Franco Trigo. CIÊNCIA, UM CONVIDADO ESPECIAL NA SALA DE AULA DE BIOLOGIA – Estudo exploratório de um encontro cultural entre ciência e religião no ensino médio. 2005.
- Gustavo Sultzer Roquette. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE “NATUREZA” ENTRE ESTUDANTES DA OITAVA SÉRIE E O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FUNDAMENTAL. 2004.
- Glaucia Moreira Monassa Martins. FORMAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO MÉDIO. 2003.
- Gilson Gomes da Silva Lino. A MORTE E O ESTUDANTE DE MEDICINA: Contemplam-se, mas não se conhecem. 2003.
- Gabriela Baptista Givertoni. FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS: o que Deus tem a ver com isso? 2003.
- Andréa Huckleberry Siqueira. A REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: o discurso do sujeito coletivo no contexto da cultura organizacional de um laboratório de pesquisa científica. 2001.