Coordenação: Florence Brasil

Contato: florence@nutes.ufrj.br ou florence@ufrj.br

PROJETOS

1 – Ciência em Tela 

Coordenadora: Isabel Gomes Rodrigues Martins

Contato: isabelgrmartins@gmail.com

A revista eletrônica Ciência em Tela tem por objetivo aproximar conhecimentos produzidos em diferentes espaços educativos, formais e não-formais, concebendo professores como produtores de saberes e agentes de transformação social. Estes participam da autoria e arbitragem de trabalhos submetidos à revista que disseminam resultados de pesquisa, promovem atualização de conteúdo, relatam experiências bem sucedidas e disponibilizam recursos didáticos on line. A revista é de acesso aberto e gratuito na internet e seu público alvo é de licenciandos e professores da educação básica, sobretudo aqueles ligados às áreas das ciências naturais e da saúde.

2 – Alimentação e saúde na escola: uma abordagem transdisciplinar

Coordenação: Alexandre Brasil Silva da Fonseca

Contato: abrasil@ufrj.br

O objetivo deste projeto é refletir sobre a alimentação na escola, numa perspectiva transdisciplinar em que a troca de saberes é central. Para tanto se propõe realizar oficinas e grupos de diálogo sobre Alimentação e Saúde voltadas para a comunidade escolar e têm como objetivo suscitar a reflexão a partir de uma abordagem multidimensional sobre a alimentação. As atividades educativas são realizadas no refeitório, na sala de aula, na horta escolar, fazendo uso de diferentes linguagens estéticas. Também é objetivo deste projeto de extensão a produção de materiais didáticos e a socialização destes.

 3 – As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência 

Coordenação: ANA LUCIA NUNES DE SOUSA

Contato: anabetune@gmail.com

Este projeto de extensão pretende atuar nas seguintes linhas de ação: 1) divulgação científica de pesquisas realizadas por docentes negras, atuantes no Estado do Rio de Janeiro; 2) formação de estudantes de ensino médio para a divulgação científica; 3) produção de material didático de divulgação científica para a educação, principalmente básica. As atividades desenvolvidas pelo Projeto são: 1) Formação – que ocorre semanalmente – em temáticas étnico-raciais e científicas, principalmente divulgação científica e pesquisa; 2) divulgação da produção científica de pesquisadoras negras, através das redes e meios sociais e em palestras abertas ao público (enquanto durar o período de distanciamento social, as atividades se utilizam de meios remotos); 3) produção de vídeos, encartes gráficos e outras peças educativas sobre a produção científica de pesquisadoras negras, que são publicizadas online, nas palestras e para professores da educação básica; 4) criação e manutenção de um site e meios e redes sociais na Internet para divulgação e repositório de materiais criados na atividade de extensão; 5) produção de artigos e trabalhos acadêmicos sobre a atividade de extensão. Os encontros são semanais, com duração de 4h. Durante o período de afastamento social ocorrem de forma remota. Também estimulamos a participação das extensionistas em outras atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Vídeo Educativo do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde.

4 – Comunicação, educação e re-existências

Coordenação: ANA LUCIA NUNES DE SOUSA

Contato: anabetune@gmail.com

Este projeto de extensão tem como objetivo atuar em ambientes de educação formal e não formal por meio de oficinas de comunicação e arte, articulando conteúdos (curriculares e extracurriculares),linguagens (mídias, literatura, artes, etc.) e práticas (produções comunicativas, como textos, áudio, vídeo, fotografia, etc.).

5 – Educação, Saúde e Cultura em Territórios da Periferia Urbana 

Coordenação: GUSTAVO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Contato: gfigueiredo.ufrj@gmail.com

Este projeto atua no campo interdisciplinar entre as áreas da educação, saúde e cultura desenvolvendo ações intersetoriais;com favelas e territórios da periferia urbana. Tem como objetivos melhorar condições de vida da comunidade; atuar na organização comunitária e proporcionar experiências formativas no âmbito da educação popular. Os estudantes de graduação da equipe de execução trabalharão em parceria com unidades de saúde, escolas públicas, movimentos culturais e instituições comunitárias articulando lideranças, famílias e pessoas no território para a identificação das necessidades locais e planejamento de ações intersetoriais.

5 – Estratégias de ensino/aprendizagem no desenvolvimento por meio de um blog educativo na área da saúde

Coordenação: MAURICIO ABREU PINTO PEIXOTO

Contato: geac.ufrj@gmail.com

O domínio e capacidade de gerir conhecimento são fontes de poder, e ferramentas de inclusão social e democratização da sociedade. As TICs tem sido instrumento para pensar, conhecer, representar e transmitir conhecimentos para outras pessoas e/ou gerações. O Blog, de acesso livre e gratuito, “Aprendiz em Saúde” visa promover diálogo com a sociedade sobre a área de Métodos e Técnicas para Pesquisar e Aprender por meio de ações integradoras entre Extensão, Ensino e Pesquisa. Disponibiliza temas pertinentes e que sejam socialmente relevantes. Desenvolve além a produção de conteúdo próprio, ações de curadoria do conteúdo disponível em variadas fontes. Seu estilo de textos busca o didatismo

6 – Promovendo a Extensão Universitária na Área das Ciências e da Saúde com o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação

Coordenação: MIRIAM STRUCHINER

Contato: miriamstru@yahoo.com.br

Iniciado em 2010, este projeto disponibiliza, desenvolve colaborativamente e apoia a implementação de materiais educativos baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que incorporem inovações na educação básica. Por meio de parcerias e do apoio pedagógico a professores e do acompanhamento sistemático e participativo das experiências realizadas no contexto escolar, o projeto contribui para a formação na área das ciências e da saúde e promove a disseminação de práticas educativas centradas no aluno, com base em aportes da transversalidade e da formação cidadã. O projeto integra a oferta de RCS e de disciplina eletiva mista, aberta a todos os cursos da UFRJ.

7 – Questões Sociocientíficas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Coordenação: RITA VILANOVA PRATA

Contato: vilanova.rita@gmail.com

A proposta possui como objetivo geral a formação docente e a implantação de práticas educativas interdisciplinares que explorem formas de mobilizar a educação científica como meio para a formação do cidadão. Nesse projeto trabalhamos com o conceito de comunidades de práticas, por meio da formação de uma parceria entre o Instituto Nutes, o Instituto de Biologia da UFRJ e o Colégio Pedro II. A proposta visa realizar ações de formação inicial e continuada de professores de ciências, por meio do trabalho com a abordagem de questões sociocientíficas, a produção de materiais educativos, a implantação de um clube de ciências e a realização de feiras de ciências.

8 – Saúde e Educação para a Cidadania

Coordenação: Florence de Faria Brasil Vianna

Contato: florence@ufrj.br

O Projeto insere-se nas múltiplas iniciativas de  colaboração entre a Universidade e a Escola, com princípios da interdisciplinaridade, integrando ensino, pesquisa e extensão . Trabalha com gestão compartilhada, aproveitando as potencialidades e qualificação de técnicos e docentes. Fundamenta-se teoricamente na linha freireana, onde o diálogo é linha mestra, e, tem contribuído para que graduandos e pós-graduandos encontrem na extensão vias de aprofundamento de sua qualificação, com a aquisição de experiências em escolas e instituições que trabalhem com a inclusão de pessoas com deficiência e com os transtornos de aprendizagem.Nas Escolas Públicas que atua tem se integrado ao cotidiano.

Projetos inativos temporariamente:

1) Ciências, Saúde e Mídia: por uma educação emancipadora

2) Ouvindo imagens: produção e recepção audiovisual em uma proposta de Educação Inclusiva

Coordenação: Luiz Augusto Coimbra De Rezende Filho

Contato: luizrezende@ufrj.br

Projeto concluído.

Este projeto tem como objetivo atuar sobre o processo de inclusão escolar do aluno surdo em turmas de escola regular por meio da realização de oficinas de produção audiovisual que integrem alunos surdos e ouvintes de ensino médio ou fundamental. Respeitando as especificidades culturais tanto do aluno surdo quanto do ouvinte, o projeto considera o audiovisual como uma prática e uma linguagem pontencialmente compartilháveis por ambos os grupos e um recurso para fomentar a sua efetiva integração e aproximação.

EVENTOS:

1 – Ciclo de Seminários do Instituto NUTES

O objetivo é apresentar temáticas relacionadas à pesquisa na área de Educação em Ciências e Saúde, metodologias, práticas educativas, políticas e assuntos em debate nas mídias e na sociedade, em diálogo transversal à produção de conhecimentos interdisciplinares. 

Periodicidade: https://www.instagram.com/nutes.ufrj/?hl=pt-br

Coordenação Geral: ALEXANDRE BRASIL CARVALHO DA FONSECA

Contato: abrasil@ufrj.br

Professora Colaboradora: Juliana Dias

Contato: julianadiasrc@gmail.com

2 – XI Encontro Saúde e Educação para a Cidadania – Formação de Professores e Tecnologias sócio-pedagógicas para Inclusão de pessoas com deficiência

Previsão: abril de 2021

Evento on-line e gratuito

Instagram: @pro.saec

Este trabalho é decorrência do Projeto Saúde e Educação para a Cidadania, que é uma iniciativa para o estreitamento das relações da Universidade com os atores da Saúde e Educação Básica Públicas. Além do disso, pressupõe respeito à diversidade e às particularidades de todos e de cada participante. Com efeito, pretende incentivar a criação de espaços comunicativos e a capacidade de negociação, com o objetivo de trabalhar possíveis conflitos, para que se possa chegar com mais vigor às ações de efeito transdisciplinar. O evento bianual Encontro Saúde e Educação para a Cidadania – 11ª edição – tem como objetivo manter e consolidar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação, junto à Educação Básica, fortalecendo o trabalho de conscientização do papel de todos na democratização do conhecimento na área. Também tem se consolidado como espaço para divulgação de trabalhos na área de Educação em Saúde dos diversos segmentos societais. Assim, o NUTES/UFRJ, a fim de atender à atual Política Nacional de Extensão, estará fortalecendo sua atuação para inclusive, consolidar a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão. O evento proposto também visa colaborar com a busca de qualidade de ensino das Escolas Públicas de Educação Básica, priorizando o repensar dos Currículos destes segmentos, a fim de trazer melhor qualidade de vida dos brasileiros e brasileiros que frequentam escolas públicas no Brasil, provendo diálogos entre os diversos atores, inclusive os parceiros organizados.

CURSOS ATIVOS:

1 – Formação Continuada de Servidores Públicos para Inclusão

Curso online

Coordenação: Florence de Faria Brasil Vianna

Contato: florence@ufrj.br

Muitos acordos internacionais como Fórum Mundial de Educação para Todos (Jomtien,Tailândia, 1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Carta do Luxemburgo (1996), o Enquadramento da Ação de Dakar (2000) e a Declaração de Madrid (2002), preconizam uma Educação que seja construída para todas as pessoas, sem nenhum tipo de distinção. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão(2015) é um marco direcionador para que a inclusão de pessoas com deficiência seja uma realidade em todas as salas de aula – da Educação Infantil à Universidade. Não podemos mais nos furtar ou nos omitir no atendimento pedagógico. O presente curso tratará da temática da Inclusão de deficientes no ambiente do Ensino Regular.

Curso Formação Continuada em Escolas

Produção Textual de Professores da Educação Básica

Coordenadora: Isabel Gomes Rodrigues Martins

Contato: isabelgrmartins@gmail.com

O curso tem por objetivo registrar e dar visibilidade a propostas e projetos de ensino – sobretudo aqueles ligados a temáticas de saúde e ambiente -, desenvolvidos e realizados no âmbito de escolas públicas de educação básica nos municípios do Rio de Janeiro e Macaé. Visa a desenvolver sistemáticas de registro e abrir canais de comunicação dos resultados de tais experiências junto à sociedade, de forma a desconstruir a imagem da escola pública como lugar de carência e insuficiência. Implementa práticas de resgate e valorização da experiência docente – em particular no contexto de suas relações com a universidade -, por meio do incentivo a atividades de escrita de relatos de experiências educativas protagonizadas por docentes e discentes de escolas da educação básica, visando a sua posterior publicação. Discute obstáculos e estratégias de superação das dificuldades envolvidas em documentar e comunicar os resultados destas experiências por meio: (i) da reflexão sobre os objetivos da comunicação entre pares e com a sociedade; (ii) da valorização da autonomia e das práticas de autoria do professor; (ii) da análise de relatos de experiências docentes em termos de sua estrutura e relações com a prática; (iii) da familiarização de professores com técnicas de redação e escrita (acadêmica); (iv) da reflexão, estudo e crítica; (v) da consulta a periódicos, construção de blogs e outros canais de difusão. Discutiremos também experiências que ocorrem no contexto de parcerias entre escolas e universidade, problematizando processos de formação e de construção de saberes pelos participantes nestas interações.

Curso Na Universidade:

Elaboração de Apresentações Profissionais 

Turmas em 2017 e 2018

Coordenação: Miriam Struchiner

Contato: miriamstru@yahoo.com.br

Este curso envolve processos de criação, design e desenvolvimento de apresentações profissionais com recursos de animação, multimídia e interatividade utilizando noções básicas de planejamento visual. Objetivo Geral: Esse curso pretende contribuir para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos, a formação continuada de professores em exercício e de técnicos-administrativos, capacitando-os a planejar, organizar e realizar apresentações visuais de seus trabalhos, projetos, resultados de estudos e temáticas curriculares etc., de forma comunicativa, estruturada e precisa. Objetivos específicos: 1. Capacitar o participante a elaborar apresentações profissionais/acadêmicas e aplicar o conteúdo produzido; 2. Conhecer princípios fundamentais sobre composição visual e visualização; 3. Estruturar um conteúdo de forma lógica e clara; 4. Compreender as funcionalidades e possibilidades dos recursos existentes em softwares de criação, edição e exibição de apresentações gráficas; 5. Conhecer e aprender a montar apresentações com o uso dos softwares Power Point e PREZI; 6. Construir uma apresentação profissional utilizando softwares de criação de apresentações.