Coordenação: Florence Brasil
Email: florence@nutes.ufrj.br ou florence@ufrj.br

Disciplinas Eletivas e Requisitos Curriculares Suplementares (RCS) oferecidos pelo Instituto NUTES

 

Ementas disponíveis:

Estratégias para o aprimoramento da aprendizagem na saúde (NUT001)

Técnicas de estudo e estratégias de aprendizagem, assim como testes diagnósticos para características do aprendiz tais como perfil motivacional, tipo de inteligência e estilo pessoal de aprendizagem.

Tecnologia, Educação, Ciências e Saúde (NUT002)

Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sociedade e na educação: abordagens; aspectos socioculturais das TDIC em contextos diversificados e nas práticas de ensino; a cultura digital na escola e a escola na cultura digital; ferramentas, linguagens e formas de representação do conhecimento com o uso de TDIC na perspectiva da convergência das mídias; ensino presencial, semi-presencial e a distância mediado pelas TDIC; estratégias de aprendizagem possibiltadas pelas TDIC no ensino de Ciências e Saúde; comunicação e diálogo no espaço mediado pelas TDIC; abordagens de desenvolvimento práticas, ambientes e materiais baseados nos TDIC; uso de aplicativos de redes sociais, jogos digitais etc  na educação em Ciências e Saúde; projeto de intervenção e pesquisa sobre o uso de TDIC em contexto educativo; parceria com escolas/instituições de ensino por meio de atividades de extensão

Mídias na Educação – EXT – NUT003

Mídias e educação: história e paradigmas. Processo sociohistórico da virtualização da sociedade. Mídias na modernidade e na pós-modernidade. Indústria cultural, Estudos Culturais e discursos educacionais contemporâneos. Educação, mídia de massa, divulgação científica e cidadania em uma sociedade de consumo. Relação educação e mídias na formação de professores: blogs, games, redes sociais e dispositivos móveis. O trabalho pedagógico com diferentes mídias na educação em ciências e saúde.

Imagem, Educação, Ciência e Saúde – EXT – NUT004

Imagem, comunicação e educação em ciências e saúde. A imagem como signo e a retórica da imagem. Multimodalidade. Imagens fixas e em movimento (fotografia, vídeo, cinema, ilustrações, imagem digital etc.): sua história, produção e papel no ensino/aprendizagem; Leitura e análise de produtos culturais imagéticos a partir do entendimento de suas linguagens. Imagem e Internet. Ensaios de produção, mediação pedagógica e uso crítico de materiais educativos e de divulgação científica.

Ciência, Tecnologia e Sociedade – EXT – NUT005

Fundamentos para o trabalho com interfaces entre ciência tecnologia e sociedade em projetos educativos: temas controversos; questões sociocientíficas; educação e cidadania.  Análise de experiências e práticas educativas:  relações com o currículo; pressupostos teóricos; questões relevantes; demandas contemporâneas para o ensino; projetos interdisciplinares. Planejamento de projetos escolares e desenvolvimento de estratégias didáticas: seleção de temas relevantes; seleção e uso de recursos para utilização na prática educativa; métodos de avaliação.

Saúde: sentidos da vida e da morte – NUT006 

Visão bio-psico-social do ser humano e relações com a saúde e os cuidados do paciente. Visão de mundo, valores e crenças. Culturas, Ciência, Religião, Ateísmo. Exercício profissional na área da saúde e  condições sócio-históricas que condicionam as relações paciente–equipe de saúde. Sofrimento e enfrentamento dos limites da saúde. Diferentes respostas humanas às situações existenciais que incluem  perspectivas de vida e de morte.  Relação paciente/equipe de saúde e atitudes frente a expressões de  religiosidade e espirtitualidade. Tecnologias das biociências e da conversação, escuta e empatia a serviço da atenção integral nos cuidados de saúde.

Todo RCS está ligado a um Projeto de Extensão. Clique aqui e veja em Projetos de Extensão os objetivos de cada um deles.