GLAUCIO ARANHA
Resumo: Professor adjunto no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). Atua como pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Tecnologias, Artes, Ciências e Saúde* (TACS). É Colíder, em parceria com o Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), do grupo de Pesquisa *Neuroeduc – Centro de Estudos em Neurociências e Educação*. É pesquisador associado do programa *Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências*, da UFRJ (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ), onde desenvolve estudos sobre tecnologias digitais, semiótica cognitiva e linguística. Atuou na Escola de Administração Judiciária (DIEPE/ESAJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (2001 a 2020). Tem experiência nas áreas de: teoria literária e da narrativa, linguística, semiótica, estética de massa e divulgação científica. Membro da Organização Ciências e Cognição (OCC), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e da Brazilian Studies Association (BRASA).
Titulação
Doutorado: Letras (área: Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mestrado: Comunicação, Imagem e Informação (área: Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação), pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Especialização: Gestão de Comunicação Integrada (UNILEYA)
Graduação: Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Letras/Italiano (em andamento), pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Pós-doutorado: Biofísica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Localização
Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Centro de Ciências da Saúde, Bloco A – Sala 12. Cidade Universitária – Ilha do Fundão. CEP 21941-902 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Interesses de Pesquisa
- Telessaúde, tecnologias audiovisuais disruptivas e cognição na educação em saúde e na divulgação científica
- Artes, tecnologias e desenvolvimento cognitivo na educação em saúde e na divulgação científica: abordagem neuropsicopedagógica;
- Imaginário, semiótica em questões sociocientíficas na educação em saúde e na divulgação científica.
Perspectiva teórico-metodológica: Semiótica da Cultura (Yuri Lotman), Estudos de Mídia (Teoria do Meio) (Harold Innis, Marshall MacLuhan, Joshua Meirowitz, Derrick de Kerckhove), Teoria Literária (vários), Neurociências Cognitivas (Jerome Brunner, Michael Gazzaniga, Alexander Luria, Lev Vygotsky), e Narratologia Cognitiva (David Herman).
Linhas de Pesquisa
- Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde
- Investiga a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educativos de saúde e divulgação científica na sociedade contemporânea, em particular, na construção de modelos e metodologias de representação e estruturação do conhecimento, na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo.
- Pesquisa Translacional em Processos de Ensino e Aprendizagem
- A pesquisa translacional em educação na saúde é entendida como pesquisa científica que objetiva reduzir o distanciamento entre a produção do conhecimento nos laboratórios e a aplicação prática na medicina e nos serviços de saúde, por meio de intervenções inovadoras para a população.
Projetos de Pesquisa
1) Telessaúde, tecnologias audiovisuais disruptivas e cognição na educação em saúde e na divulgação científica
As discussões sobre a telemedicina e telessimulação vêm ganhando impulso, tendo como centro gravitacional o uso de tecnologias de informação e comunicação, com destaque para o audiovisual, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde. Tal atendimento impõem ao campo da educação em saúde um olhar mais atento para os processos educacionais compreendidos na rubrica telemedicina ou telesaúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan Americana da Saúde (PPAS), o termo telemedicina diz respeito à prestação de serviços remotos de saúde tanto na promoção, quanto na prevenção de situações em que o distanciamento geográfico resulta em um fator crítico para a viabilidade do atendimento ao paciente. Os serviços disponibilizados em assistência remota, telerregulação, gestão administrativa e tecnologias de informações e comunicação (TIC) teriam finalidade de melhorar o nível de atendimento em saúde promovendo a manutenção desses cuidados. Metodologicamente, o projeto está orientado para a pesquisa documental dos marcos regulatórios da telemedicina e suas implicações para o campo da educação em saúde, valendo-se da análise do discurso francesa (Michel Pêcheax).
2) Artes, tecnologias e neurociências na educação em saúde e na divulgação científica: abordagem neuropsicopedagógica
As imagens (visuais e mentais) e o imaginário, compreendido como a dimensão das imagens mentais socialmente compartilhadas, dialogam com os campos das ciências e da saúde, produzindo infinitos e instigantes diálogos. Dos debates entre visões religiosas e científicas até a estetização das ciências e da saúde em iniciativas artísticas (estéticas) como a arte-ciência, observa-se um intenso trânsito representacional, zonas de tradução simbólica e produção de sentidos envolvendo variadas questões sociocientíficas. Este projeto busca investigar as imagens e o imaginário sobre as ciências e a saúde em textos audiovisuais na ficção científica, na literatura fantástica, na cultura pop e outras expressões estéticas, sob a perspectiva das artes, da comunicação e da semiótica, tomando por objetos produções culturais. A investigação está metodologicamente orientada por abordagens semiolinguísticas, narratológicas e neurocientíficas relacionados com o uso de textos audiovisuais (filmes, vídeos, games, clips, animações etc.) em contextos educativos da área de saúde e na divulgação científica. Tem como foco a análise dos processos e procedimentos de: 1) construção de sentido (semiose) na educação em saúde e na divulgação científica, com ênfase na questão da construção das noções de veracidade e verossimilhança e nos processos motivacionais; 2) formação de imaginário tecnocientífico em diferentes contextos socioculturais e seus efeitos neuropsicopedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. Perspectiva teórico-metodológica: Semiótica da Cultura (Yuri Lotman) Teoria Literária (vários), Estudos Culturais Cognitivos (Lisa Zunshine) e Neurociências Cognitivas (Jerome Brunner, Michael Gazzaniga, Alexander Luria, Lev Vygotsky).
3) Imaginário e produção de sentido em questões sociocientíficas na educação em saúde e na divulgação científica
Ao longo da história da saúde é possível observar variadas contribuições culturais dos mais diferentes povos e nações. Um desses aspectos que não vem sendo adequadamente abordado diz respeito à relação secular entre a saúde e os imaginários sobre saúde e bem-estar nas mais diversas tradições e sociedades. Este projeto de pesquisa busca investigar questões relacionadas com o imaginário sobre saúde e bem-estar em relação ao campo da saúde (com foco na formação em saúde), especialmente no tocante às representações presentes em textos audiovisuais. A abordagem metodológica orienta-se pela abordagem holística buscando analisar os aspectos da produção de sentido a partir dos aportes teórico-metodológicos da semiótica (principallmente da semiótica da cultura, na perspectiva de Yuri Lotman). A análise da produção e recepção toma por objetos: textos audiovisuais e respectivos textos de referências (livros ou roteiros originais); bem como entrevistas semi-estruturadas. As hipóteses que norteiam a investigação partem da premissa de que em variados textos é possível recuperar traços de imaginários sobre bem-estar e saúde que impactam na formação do imaginário no campo da saúde (profissionais, cuidadores e pacientes).
Publicações Recentes
- ARTIGOS
- SHOLL-FRANCO, Alfred; SILVA, Letícia M. L; ARANHA, Gláucio. Implementação de oficinas de método científico para a promoção do ensino investigativo. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 26, n. 2, p. 75-94, mai-ago, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/viewFile/20525/pdf
- ARANHA, Glaucio. O movimento literário cyberpunk: a estética de uma sociedade em declínio. Via Atlântica, (36), 251-271, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/va.v0i36.155102
- SHOLL-FRANCO, Alfred; ARANHA, Glaucio. Tecnologia para Aprender. Neuroeducação, 5, Maio, 2015, pp. 42-49. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/305399898_Tecnologia_para_Aprender .
- LIVROS
- ARANHA, Glaucio (Org.) Arte+Ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2023. ISBN 978-85-66768-25-1
- CAPÍTULOS DE LIVROS
- ARANHA, G. Neurostética: a pesquisa sobre o processo criativo à luz das neurociências. Capítulo 2 (pp. 68-111). In: ARANHA, G. Arte+Ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2023.
- ARANHA, G. Arte-Ciência. Capítulo 1 (pp. 10-39). In: ARANHA, G. Arte+Ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2023.
- CARVALHO, A.; ESTEVES, J.; LEMOS, A.; MARINS, H.; ARANHA, G; SHOLL-FRANCO, A. Olimpíada brasileira de neurociências: desafios e experiências no processo de virtualização. (p. 177-187) In: AZEVEDO, S.; FREDERICO, A. Relatos da Extensão: criatividade e resistência em tempos de pandemia. V.1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022. 304p. ISBN 978-65-84554-02-3.
- MENDES, Giselle; ARANHA, Glaucio; SHOLL_FRANCO, Alfred. Estratégias semióticas no processo de aquisição da leitura e da escrita na primeira infância (p.288-316) In: CONFORTE, André; CORREIA, Claudio. Semiótica, pesquisa e ensino. Vol. 1. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. ISBN 978-85-8199117-7 http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_lingua/SEMI_PES_ENS-Comunic_vol1.pdf
- SILVA, Claudia D.; ARANHA, Glaucio; SHOLL_FRANCO, Alfred. Percepção, sensação e metacognição: as abordagens das tecnologias digitais de informação e comunicação como signo. (p.264-287) In: CONFORTE, André; CORREIA, Claudio. Semiótica, pesquisa e ensino. Vol. 1. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. ISBN 978-85-8199117-7 http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_lingua/SEMI_PES_ENS-Comunic_vol1.pdf
- ANAIS DE EVENTOS
- ARANHA, Glaucio; SHOLL-FRANCO, Alfred. Uso de vídeo abstract para o aumento do alcance e do engajamento por periódicos científicos. Anais do ABEC Meeting 2022. Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Boticatu (online), 2022. Disponível em: https://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/article/view/154/176
- ARANHA, Glaucio; SHOLL-FRANCO, Alfred. A regulamentação da telemedicina e seus impactos para o ensino de saúde: imprecisões disciplinares. VIII Simpósio de Ensino de Saúde: desafios contemporâneos. Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMT). Dourados (online), 2022. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/sies
Orientações em andamento no Programa
- Nicole Bonavita (Mestrado – 2022/atual)
- Projeto: Transmedia storytelling como tecnologia adaptativa para a motivação de alunos em aulas de ioga;
- Danielle Vasconcellos (Mestrado – 2022/atual)
- Projeto: Imaginário de estudantes do ensino médio sobre Ciência e Tecnologia: semioses e projetos de vida
- Vinícius de Castro (Mestrado – 2023/atual)
- Projeto: Virtualização de um Munseu de Neurociências.
Orientações concluídas no Programa
- Orientações concluídas no programa
- Orientações concluídas no programa