Titulação
Doutora em Ciências Humanas – Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2011
Localização
NUTES, Laboratório de Currículo e Ensino
Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, sala 33 (subsolo)
Tel. 3938 6356; E-mail ritavilanova@ufrj.br
Interesses de Pesquisa
Formação política no ensino de ciências: ciência e cidadania na educação básica; a saúde como componente curricular no ensino de ciências; políticas intersetoriais de promoção da saúde na escola.
Linhas de Pesquisa
Formação profissional e docente nas ciências e na saúde
Publicações Recentes
- NASCIMENTO, M. S.; Vilanova, Rita.. DOENÇAS NEGLIGENCIADAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: uma análise a partir das abordagens de saúde. Ciência em Tela, v. 8, p. 1-12, 2015.Vilanova, Rita.. A CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático. Ciência & Educação, v. 21, p. 177-197, 2015.
CASARIEGO, F. M.; Vilanova, Rita.. EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA: ressignificações no ensino de ciências nos dias atuais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2151-2163, 2014.
MIRANDA, Edgar; SILVA, E. M.; Vilanova, Rita.; NASCIMENTO, M. S.; PRATA, R. V.. PROMOÇÃO DA SAÚDE: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 239 /6-253, 2013.
Vilanova, Rita.. DISCURSOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 12, p. 141-154, 20
Orientações em andamento no Programa
- Doutorado
Edgar Miranda da Silva.
Projeto: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA POLÍTICA E DEMOCRACIA: um estudo sobre promoção da cultura política através do ensino de ciências nas séries iniciais.
Início: 2014. - Mestrado
Lenita Leite de Oliveira Fernandes.
Projeto: AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DO OLHAR DOS DOCENTES.
Início: 2016.
Orientações concluídas no Programa
- Mestrado
Florence Mendez Casariego. ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: uma análise de produções textuais para o ensino fundamental. 2015.Maricélea Silva do Nascimento. AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO BRASIL: concepções e abordagens. 2014.Daise Pires Silva de Oliveira. SAÚDE UMA QUESTÃO ESCOLAR: abordagem dos Projetos Político-Pedagógicos do Município de Duque de Caxias (RJ). 2014.
Edgar Miranda da Silva. PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: Possibilidades e limites à efetivação da promoção da saúde e educação para cidadania. 2014.