PROJETOS

Ouvindo imagens: produção e recepção audiovisual em uma proposta de Educação Inclusiva

Coordenação: Luiz Rezende

Este projeto tem como objetivo atuar sobre o processo de inclusão escolar do aluno surdo em turmas de escolas regulares por meio da realização oficinas de produção audiovisual que integrem alunos surdos e ouvintes de ensino fundamental. Respeitando as especificidades culturais tanto do aluno surdo quanto do ouvinte, o projeto considera o audiovisual como uma prática e uma linguagem compartilháveis por ambos os grupos e um recurso de grande potencialidade para a sua efetiva integração e aproximação. Assim, o projeto prevê ações tanto de formação do espectador quanto de ensino da técnica audiovisual em um ambiente que possibilite a troca de experiências, a horizontalidade e o diálogo entre os participantes.

 

Promovendo a Extensão Universitária na Área das Ciências e da Saúde com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (Apoio: PIBEX/UFRJ)

Coordenação: Miriam Struchiner; Vice-coordenação: Taís Rabetti Giannella

O objetivo do projeto é contribuir com o avanço das ações do Programa de Extensão da UFRJ na área da saúde, a partir da disponibilização de uma ferramenta tecnológica (Ferramenta Constructore) que apoie o desenvolvimento de cursos semipresenciais e a distância, da capacitação dos professores para a oferta destas atividades e do suporte pedagógico e tecnológico aos usuários. Integrando o Programa Saúde e Educação para a Cidadania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o presente projeto iniciou atendendo, prioritariamente, o Leste Fluminense e a Baixada Fluminense, incluindo os municípios de Maricá, Teresópolis, Magé e Guapimirim. Atua especificamente nas atividades de formação continuada do Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO). Por meio do apoio pedagógico aos docentes na implementação das atividades educativas com o uso da Constructore e da avaliação sistemática das experiências realizadas juntos ao público-alvo atendido, o projeto busca não apenas contribuir com a formação na área das ciências e da saúde, mas também promover a disseminação de práticas educativas inovadoras com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

 

Estratégias de ensino/aprendizagem no desenvolvimento por meio de um blog educativo na área da saúde

Coordenador: Professor Mauri cio Abreu Pinto Peixoto

O Brasil enfrenta o desafio de afirmar-se como parceiro relevante na comunidade internacional e do mesmo passo reconhecer e reforçar seus valores nacionais. Neste sentido, ambos o domínio e capacidade de gerir este conhecimento são fontes de poder e, assim sendo, podem tornar-se ferramentas de inclusão social e democratização da sociedade.

Vivemos cada vez mais em uma Sociedade da Informação que adiciona novas maneiras de se comportar, trabalhar e aprender. Neste contexto as TICs tem sido importante instrumento para pensar, conhecer, representar e transmitir conhecimentos para outras pessoas e mesmo outras gerações. Os blogs, a depender dos princípios que venham a nortear a sua utilização, podem constituir-se em ferramentas importantes para o empoderamento de variados estratos sociais.

O Blog “Aprendiz em Saúde” visa promover diálogo com a sociedade sobre a área de Métodos e Técnicas para Pesquisar e Aprender, por meio de ações integradoras entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa. A produção de conteúdo na internet é volumosa, dispersa e continuamente mutável, mas o material publicado é variável e de qualidade nem sempre adequada.

Por isto, este projeto disponibiliza por meio de um blog de acesso livre e gratuito, temas pertinentes ao seu foco e que sejam socialmente relevantes. Desenvolve, além da produção de conteúdo próprio, ações de curadoria do conteúdo disponível em variadas fontes. Os temas apresentados interessam predominantemente à educação em saúde, além de alunos do ensino médio e superior que desejam tornar mais eficientes seus estudos acadêmicos e/ou tarefas de pesquisa. Seu estilo de texto busca o didatismo.

Para saber mais sobre o projeto:

  1. Objetivos
  2. Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
  3. Fundamentação Teórica
  4. Justificativa
  5. Relevância

 

CURSOS E OFICINAS

Curso de Capacitação a Distância em Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Parceria IESC/UFRJ-NUTES/UFRJ)

Coordenação, desenvolvimento e implementação: Miriam Struchiner e Taís Rabetti Giannella

Período de duração do projeto (agosto/2011-agosto2012).

Público-alvo: 300 profissionais da área de vigilância da qualidade da água

Atividades Realizadas:

– Planejamento, Design Instrucional, Interface e Web Design e Desenvolvimento do Ambiente e dos Recursos de Aprendizagem do Curso na plataforma Moodle

– Oficinas com Autores (especialistas de conteúdo) para elaboração do material do curso

– Oficinas de Capacitação de Tutores

Oficinas “Vivências em Redes Sociais: familiarização com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação”

Coordenação, desenvolvimento e implementação: Miriam Struchiner e Taís Rabetti Giannella

Em parceria com o IPUB e o grupo de pacientes/usuários dos serviços do Hospital Dia sobre o uso de Redes Sociais, elaboração de blogs e uso do Ambiente Vivências (realizadas em 2011 e 2012)

As oficinas são desdobramento do projeto de pesquisa “Vivências: espaços virtuais na aprendizagem das dimensões experienciais e narrativas dos processos de adoecimento” (Edital FAPERJ/ Apoio a instituições situadas no RJ/2008)

Oficinas do “Laboratório de Experiências e Reflexões da Escola Madrid (LEREM)” oferecidas para professores da rede municipal de educação

Coordenação, desenvolvimento e implementação: Miriam Struchiner e Taís Rabetti Giannella

As oficinas estão relacionadas ao projeto de pesquisa “Análise do Processo de Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação em Atividades Educativas no Ensino Fundamental no Contexto do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) (Edital Capes-SEED/CNPq – 2011-2014)”

Oficina 1: “Um Computador por Aluno: Experiências na Escola Madrid”.

Oficina 2: “Laboratório de Análise do Contexto e Planejamento do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Educativas”.

Oficina 3: “Laboratório de Estratégias de Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Educativas”.

Oficina 4: “Experiência Com-Viver com Ciência e Cidadania”.

Curso de Formação Continuada para Professores de Ciências da Educação Básica

Inovações no Ensino de Ciências

Coordenação: Isabel Martins

O curso teve como finalidade proporcionar um espaço de discussão e troca entre professores de ensino fundamental e médio e pesquisadores da área de ensino de Ciências por meio da socialização de experiências de práticas inovadoras em salas de aula de Ciências, Biologia, Física e Química. As atividades leituras crítica de textos sobre história do ensino de ciências e inovação no ensino de ciências, análise e desenvolvimento de propostas de adaptação de inovações educacionais elaboradas em contextos internacionais, visando sua implementação em escolas brasileiras. O curso foi dividido em 6 módulos, presenciais e 3 módulos à distância, por meio da plataforma Constructore, e problematizou a inserção de temas tais como biodiversidade, poluição e qualidade do ar, radiações, modelos atômicos, entre outros, no trabalho curricular, enfatizando aspectos relativos à natureza da ciência. Este curso foi realizado no contexto das atividades do projeto kidsINNscience (FP7-EC)

Público Alvo: Professores de Ciências, Biologia, Física e Química das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro

Período: 17 de setembro a 12 de novembro de 2010

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Diário do Corpo

Coordenação: Miriam Struchiner; Vice-coordenação: Taís Rabetti Giannella

Material educativo cuja finalidade é possibilitar aos alunos do ensino básico se autoavaliarem em relação a seu estado nutricional e integrarem conceitos de diferentes disciplinas por meio do trabalho integrado entre professores de matemática (cálculo do IMC, álgebra e leitura/análise e representação de gráficos), ciências (metabolismo, composição dos alimentos e conceitos de saúde) e educação física (corpo, movimento e saúde).

O livro didático de ciências: contextos de exigência, critérios de seleção práticas de leitura e uso em sala de aula

Editoras: Isabel Martins, Guaracira Gouvêa e Rita Vilanova

O título contempla os trabalhos sobre o livro didático de ciências desenvolvidos no Laboratório de Linguagens e Mediações (LLM) nos últimos dez anos e representa um esforço de recontextualização dos relatórios de pesquisa em textos para divulgação junto a uma audiência mais ampla, especialmente professores em formação. O livro está organizado em três partes, que englobam os principais eixos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo, a saber: (i) o livro didático de ciências em seus contextos de produção; (ii) o livro didático e as demandas da educação em ciências e (iii) as imagens no livro didático de ciências. O projeto contou com apoio da Faperj.

PUBLICAÇÕES

Blog “O Aprendiz em Saúde”

O Blog “Aprendiz em Saúde” visa promover diálogo com a sociedade sobre a área de Métodos e Técnicas para Pesquisar e Aprender por meio de ações integradoras entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa. Divulga para um público variado, métodos e técnicas para pesquisar e aprender. É de acesso livre e gratuito, produzindo conteúdo próprio e ações de curadoria do conteúdo disponível em variadas fontes.

O principal público é brasileiro, mas há também internacionalização. Em outubro de 2017, o blog havia atingido a marca de 756.297 acessos, tendo sido visualizado por internautas de 120 países, entre os quais os mais expressivos foram: Brasil (507.434 visualizações) Estados Unidos (41.421), Portugal (15.522), Moçambique (11.416), Angola (10.472), União Europeia (4.598) Noruega (1.896), Cabo Verde (1.035).

Alguns dos posts mais acessados:

. O que é um problema de pesquisa?

. Gardner e a Inteligência Espacial-Visual – Conceito

. Gardner e a Inteligência Lógico-Matemática

. Gardner e a Inteligência Intrapessoal na prática

. Gardner e a Inteligência Musical (Parte 1)

. A Inteligência Lógico-Matemática na prática

. Construtivismo: Piaget – Inteligência e Aprendizagem

. O CONHECIMENTO segundo PAULO FREIRE

. Do Ensino à Aprendizagem: A Idade Moderna (1/2)

. O que é aprender a aprender? Nossos fundamentos

. O que é inteligência? – O problema da definição

. O que é aprender: Behaviorismo

. O que é Psicologia Diferencial?

. Gardner e as Inteligências Múltiplas

. O que é aprender: Neobehaviorismo

. Gardner e a Inteligência Corporal – O que é ?

. O que é o Método de Polya?

. Mapas conceituais – O que são? Para que servem?

Revista Ciência em Tela

Coordenação: Isabel Martins

A Revista Ciência em Tela é uma publicação eletrônica, dirigida a professores de ciências, vinculada à Rede de Investigação, Divulgação e Educação em Ciências (RIDEC) da UFRJ, concretiza uma colaboração entre docentes de unidades da UFRJ que atuam no campo da Educação em Ciências. Tem como objetivo divulgar ciência e tecnologia na sociedade, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a melhoria da educação científica e para a ampliação das possibilidades de participação cidadã, estimulando o desenvolvimento de ações responsáveis e comprometidas com o bem estar coletivo em nível local e global. Sua proposta vai ao encontro da reconhecida necessidade de estreitar as relações e de integrar ações desenvolvidas pelos espaços educativos formais e não formais tais como universidade, escola, museus, centros de ciência, mídia, organizações não governamentais etc. Pretende, por um lado, ampliar o acesso do público escolar a informações e ações de divulgação científica e, por outro contribuir para a continuidade e sustentabilidade destas mesmas ações. Considera o papel essencial da escola e de suas articulações com os espaços não formais na promoção do letramento científico da população e concebe os professores como agentes de transformação social, envolvendo-os como autores e avaliadores de trabalhos. A revista aceita contribuições na forma de artigos, relatos de experiências, resenhas e resumos, e está estruturada em cinco seções temáticas que divulgam e discutem: (i) avanços do conhecimento em diferentes áreas das ciências naturais e biomédicas; (ii) resultados da pesquisa em divulgação científica; (iii) resultados de pesquisas em ensino de ciências (iv) projetos e experiências desenvolvidas por escola e comunidade e (v) projetos e experiências desenvolvidas por museus, centros de ciências e outros espaços educativos não formais. A opção pelo formato eletrônico justifica-se em face dos investimentos na informatização dos espaços educativos, formais e não formais, e de programas de inclusão tecnológica.

Finalmente, a revista pretende contribuir para a necessária abertura de canais de comunicação direta entre professores e pesquisadores, e entre escolas, centros de ciências, museus e universidade que potencialmente se traduz: (i) em elementos que informem o desenvolvimento e avaliação de ações em espaços não formais, (ii) na atualização dos professores e no enriquecimento das práticas de educação e divulgação científica, (iii) no desenvolvimento de ações que favoreçam o aumento da motivação e interesse dos estudantes pela ciência, (iv) na elaboração de conhecimentos importantes para cientistas e divulgadores acerca das necessidades, percepções, interesses e expectativas de um público escolar. Devido ao seu projeto editorial inovador a revista vem sendo objeto de contínua avaliação, que inclui levantamentos dos perfis de autores, avaliadores, temáticas e manutenção de interfaces de comunicação com seus leitores buscando ir ao encontro de suas expectativas e necessidades formativas. Possui apoio do CNPq, FAPERJ e PR5 e envolve pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação nas suas atividades.

 

Coordenador de Extensão – Prof. Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

E-mail: abrasil@ufrj.br – Tel: 3938.6347